Fim de Semana: Huse registrou 17 vítimas da violência urbana e 55 vítimas de acidentes no trânsito
Por Katiane Menezes
O que mais chamou a atenção foi o quantitativo de vítimas envolvidas em acidentes de trânsito (moto e carro) e de violência urbana. Para se ter uma ideia, neste final de semana foram registrados 17 casos de violência urbana, envolvendo arma branca e arma de fogo, e 55 vítimas de acidentes no trânsito.
O cirurgião geral do Huse, Marcos Kroger, chama atenção para o crescente número de vítimas que chegam ao Pronto Socorro com traumas graves.
“A violência urbana já faz parte das estatísticas. São vítimas de arma de fogo e arma branca que todos os finais de semana chegam na sala de sutura e muitas vezes na Área Vermelha pela alta gravidade. Na maioria das vezes, as vítimas passam por cirurgias complicadas. Os acidentes motociclísticos também continuam liderando com múltiplas fraturas, o que acaba gerando sequelas graves”, alertou.
O jovem Ícaro Cruz, 19, pilotou uma moto após ingerir bebida alcoólica. “Estava em um barzinho próximo da minha casa com uns amigos. Peguei a moto, não coloquei o capacete e aconteceu o pior. Eu passei direto por um quebra mola e cai. Machuquei a cabeça e as costas, mas poderia ter sido pior. Aprendi a lição”, afirmou.
Os profissionais que atuam no PS do Huse são engajados e realizam os mais diversos atendimentos entre clínicos, cirúrgicos, pediátricos, administração de medicamentos e ortopédicos.
Os ambulatórios de retorno, oncologia e radioterapia totalizaram 62 atendimentos neste final de semana, mas sem internações. No Hospital Pediátrico, o final de semana foi considerado tranquilo, 217 pacientes infantis foram atendidos entre o Pronto Socorro e a Área Azul Pediátrica. Desse total, 34 pacientes infantis ficaram internados e em observação.
Publicado: 9 de maio de 2016, 14:46 | Atualizado: 9 de maio de 2016, 14:46