Festejos Juninos: Samu contabilizou 94 atendimentos no fim de semana
Por Júnior Matos
Responsável pelos atendimentos de assistência pré-hospitalar na Rede Estadual de Saúde, através do Complexo Regulatório das Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) marca presença nos Festejos Juninos. No último fim de semana, o serviço esteve no Arraiá do Povo, na Orla Pôr do Sol e no Forró Caju, e registrou 95 ocorrências.
“Foram 74 casos clínicos e 19 de traumas na festas juninas. O Samu participa dos festejos com a estruturação de postos médicos avançados, com atendimentos no local e a realizando remoções para unidades hospitalares em casos de necessidade, através do Complexo Regulatório Estadual”, revelou a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.
Ainda na temporada foram registradas seis remoções sendo cinco realizadas por Unidades de Suporte Básico (USBs) e uma por Unidade de Suporte Avançado (USA).
“Entre os principais destinos de atendimento estiveram as Unidades de Pronto Atendimento Zona Norte e Zona Sul com cinco casos. Apenas um paciente, com quadro clínico de maior complexidade, foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE)”, destacou Glícia Ramos.
Plano de Estratégico de Assistência
Desde o dia 31 de maio teve início a Operação “São João em Sergipe 2016”. As ações em saúde alusivas ao período acontecem dentro do Plano de Contingência elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Samu 192 Sergipe, Huse, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospitais Regionais e entidades parceiras como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros.
A estratégia segue até o dia 4 de julho, quando ocorre o encerramento dos Festejos Juninos.
“A execução do Plano fortalece as ações assistenciais ao grande público que marca presença nesses eventos e promove a garantia de atendimento em situações de emergências clínicas, traumáticas, obstétricas, psiquiátricas, por causas externas, além de lesões ocasionadas por queimaduras”, reforça Glícia Ramos.
Publicado: 21 de junho de 2016, 18:32 | Atualizado: 21 de junho de 2016, 18:32