Feriado da Semana Santa marcado pela eficiência no atendimento dos Hospitais Regionais
Por Bárbara Kruschewsky
O feriado da Semana Santa foi movimentado nos Hospitais Regionais gerenciados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS). O trabalho de descentralização da saúde vem sendo intensificado evitando a superlotação do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, comprova a resolutividade nos atendimentos dos regionais. Dos 764 pacientes atendidos entre os dias 24 e 27, 749 receberam alta médica. Ou seja: 98% foram liberados.
“Conseguimos resolver as necessidades dos pacientes no próprio Regional, sem precisar de remoções para outras unidades. Esse é um reflexo do trabalho dos servidores e dos investimentos feitos pela Secretaria Estadual de Saúde”, avalia o superintendente Darcy Tavares.
No Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro o movimento foi também foi grande. No feriado foram atendidos 1.340 pacientes e, nesse período, foram realizados 34 partos e 4 curetagens.
“Dos pacientes atendidos no pronto socorro, apenas 25 ficaram internados e os demais foram liberados para casa após terem recebido o atendimento adequado”, ressalta a superintendente do regional, Genisete Pereira.
Foram realizadas apenas 2 transferências para o Huse, devido a necessidade de avaliação e conduta das especialidades médicas ofertadas pelo serviço de alta complexidade.
Em Estância, região que recebe uma grande quantidade de pessoas nos feriados por ser próxima das praias do litoral sul, o movimento foi grande no Hospital Regional Jessé Andrade Fontes, que recebeu 885 pacientes entre os dias 24 e 27 de março. Foi registrada uma média de 214 pacientes por dia, sendo contabilizados 13 internamentos e 12 cirurgias.
Já em Nossa Senhora da Glória, o número de vítimas de acidentes automobilísticos chamou a atenção na Semana Santa: somente nesse feriado foram 16 pacientes assistidos pelo Regional. A unidade registrou um movimento grande do dia 24 a 27, foram 838 pacientes atendidos.
“O Regional de Glória conseguiu oferecer uma assistência qualificada aos usuários do SUS e registrou 96,4% de altas, comprovando a resolutividade no nosso atendimento”, destaca a superintendente da unidade, Dejane Santana.
Publicado: 28 de março de 2016, 18:18 | Atualizado: 28 de março de 2016, 18:18