Farmacêuticos do Huse exercem papel importante na assistência ao paciente e no cuidado com os insumos

O farmacêutico no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), tem importante papel no ciclo logístico e assistencial que envolve os medicamentos. São 25 profissionais que atuam distribuídos em diversos setores da unidade, sendo que três desses participam da gestão das 7 farmácias e almoxarifado, atuando diretamente na assistência farmacêutica desde a seleção, armazenamento, controle de dispensação e manipulação de antineoplásico .

O Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro, tem o objetivo de valorizar esse profissional que tem grandes serviços prestados à sociedade.A gerente de suprimentos e assistência farmacêutica do Huse, Maria Estela Andrade, ressalta que presença do farmacêutico é indispensável no âmbito hospitalar.

“O farmacêutico é fundamental em uma unidade hospitalar, pois eles garantem  o uso racional de medicamentos, contribuindo para a segurança dos pacientes. Dessa forma, o farmacêutico contribui para promoção em saúde, resultando em qualidade e melhores resultados na terapia medicamentosa dos pacientes”, enfatizou.

Aproximadamente 500 apresentações de medicamentos, incluindo medicamentos gerais, antimicrobianos e oncológicos, fazem parte da farmácia central do Huse.

Publicado: 25 de setembro de 2021, 11:47 | Atualizado: 25 de setembro de 2021, 11:47