Estudantes da Escola Durval Militão de Salgado realizam doação de sangue no Hemose

Doador de sangue fidelizado, o professor de língua portuguesa, Jailson Barbosa Silva, da Escola Municipal Durval Militão de Araújo, da cidade de Salgado, distante 50 quilômetros da capital, estimula o ato regular da doação. Nesta quinta-feira, 14, cerca de vinte estudantes acompanharam o docente em mais uma campanha no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde.
Ednando Alves de Lisboa Santos, 19 anos, revelou que o incentivo do professor foi essencial para sua adesão ao serviço. “Na verdade eu nunca tinha pensado em doar sangue, mas o professor fala direto sobre isso na sala. Até que ele juntou esse grupo e todo mundo veio hoje”, disse ao relatar achou simples. “Foi tudo tranquilo, vou pensar e retornar”, completou.
Ana Paula dos Reis Melo, realizou nesta iniciativa do grupo, sua segunda doação de sangue. “No meu caso senti na pele a necessidade do sangue. Meu padrasto precisou de sangue para fazer uma cirurgia. Na época, chamei meu esposo e doamos. Hoje fiquei sabendo do grupo da escola que vinha com o professor Jailson, e vim fazer minha parte”, contou.
O professor Jailson Barbosa Silva informou que sempre levanta o tema doação de sangue em sala de aula. Para ele, o assunto deve ser debatido com todos como forma de levar esclarecimento e desmistificar mitos. “Tem muitas pessoas que ainda não doaram sangue por não saber que o processo é simples. Todos os anos faço questão de levar esse assunto para as turmas que leciono.
Acredito que a boa informação pode proporcionar mudança de pensamento nas pessoas”, declarou.
Para doar é necessário está bem de saúde, ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto válido em todo território nacional.
Campanhas
Para realizar o agendamento de campanhas destinadas a doação de sangue e o cadastro de medula óssea basta entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 15 de setembro de 2017, 11:17 | Atualizado: 15 de setembro de 2017, 11:17