Escola Técnica do SUS em Sergipe participa de Encontro das ETSUS na Bahia
A Escola Técnica do SUS em Sergipe (ETSUS) participou ontem, 2, do Encontro das Escolas Técnicas do SUS da Região Nordeste. O evento aconteceu na Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis, na cidade de Salvador (BA). As Escolas atenderam a um chamado da Coordenação Nacional do Caminhos do Cuidado visando a colaboração técnica e troca de informações na construção da proposta do observatório, dispositivo de gestão da informação que surgiu como demanda de continuidade e sustentabilidade das ações de saúde e educação permanente.
“O projeto Caminhos do Cuidado foi realizado no território sergipano no ano de 2014, em todos os 75 municípios, qualificando 4.447 trabalhadores da Rede do SUS estadual, entre Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica. O enfoque do projeto estava na problemática que acomete o usuário de álcool, crack e outras drogas nas dimensões do cuidado e atenção à saúde dos usuários. No Estado de Sergipe a parceria ministerial para o desenvolvimento do curso se deu em parceria com a Fundação Estadual da Saúde, através da Escola Técnica do SUS em Sergipe”, afirmou o psicólogo Alessandro Reis, coordenador da Escola do SUS.
Alessandro disse, ainda, que essas agendas promovidas pelo Ministério da Saúde (MS), com a participação das Escolas e Centros Formadores, tornam-se um espaço com muita potência, dado o fato da aproximação entre as instituições formadoras, na troca de experiências, da construção de identidade, do fomento às políticas relacionadas às ações de Educação em Saúde Pública.
Larissa Nascimento Sobral, assessora pedagógica da ETSUS, representante da escola nesta reunião, frisou que “este é um espaço de muito aprendizado”.
A Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe (ETSUS), criada pela Lei nº 5.215 de 12 de dezembro de 2003, constitui-se órgão formador da Educação Profissional em Saúde no estado de Sergipe. Com a criação da Funesa, por meio da Lei nº 6.348, de 02 de janeiro de 2008, a ETSUS passou a integrar a estrutura organizacional dessa fundação, conforme consta no Art. 31 da referida lei.
A ETSUS tem por missão formar trabalhadores-cidadãos comprometidos com as práticas contemporâneas e com os avanços tecnológicos do Sistema Único de Saúde, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população sergipana, por meio do desenvolvimento de cursos, capacitações, aperfeiçoamentos e fomento à pesquisa.
A formulação de processos formativos na modalidade de educação profissional que a escola se propõe a ofertar para os trabalhadores do SUS do Estado de Sergipe segue a orientação dos seguintes eixos: Concepção de Trabalho; Currículo Híbrido; Educação Permanente em Saúde; Integralidade; Concepção de Sujeito e Educação; Aprendizagem Significativa; Fortalecimento do SUS, segundo o Projeto Político Pedagógico formulado em 2009.
Para informações sobre a Escola do SUS em Sergipe, entre em contato pelo e-mail etsus@funesa.se.gov.br
Publicado: 3 de junho de 2016, 14:00 | Atualizado: 3 de junho de 2016, 14:00