Equipe multiprofissional do CER IV recebe treinamento sobre modelo internacional de avaliação da funcionalidade

A capacitação foi realizada nesta quinta-feira, 22, e contou com a parceria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 17ª região

Profissionais da área da Saúde que atuam no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino – CER IV, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, participaram de treinamento acerca da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecido como CIF, modelo desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A capacitação foi realizada nesta quinta-feira, 22, no  Auditório Cláudio José Brito do Centro. 

O treinamento, oferecido em parceria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 17ª região (CREFITO 17), faz parte das ações de interdisciplinaridade do serviço voltado para uma melhor assistência ao usuário do CER IV. 

De acordo com a OMS, a CIF define os componentes da saúde e alguns componentes do bem-estar relacionados à saúde como, por exemplo, educação e trabalho. Além disso, a CIF complementa as informações sobre doenças, distúrbios ou outras condições de saúde, denominadas de Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão (CID-10). 

O gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CER IV, Zak Moreira, destaca que a capacitação visa cumprir o currículo do treinamento do Projeto Terapêutico Singular (PTS), instrumento de trabalho interdisciplinar que possibilita a participação, a reinserção e a construção da autonomia do usuário e da família. “É muito importante estarmos alinhados na promoção e na construção de ações que visam beneficiar ainda mais o nosso usuário. As capacitações promovidas pelo NEP buscam facilitar a integração entre as equipes que compõem o serviço a partir de um olhar técnico, sem esquecer do espaço de cuidado necessário para que possamos entregar um trabalho especializado, alinhado com as políticas públicas, e, acima de tudo, humanizado junto aos pacientes”, enfatizou.    

A iniciativa reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais que integram a equipe multiprofissional do CER IV, além dos acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe que fazem as disciplinas e estágios no Centro.

Publicado: 22 de junho de 2023, 15:53 | Atualizado: 22 de junho de 2023, 15:53