Equipe do Hemose realiza visita técnica no Hospital Regional de Itabaiana
Conhecer os processos de trabalho assistenciais realizados na agência transfusional do Hospital Regional de Itabaiana. Foi esse o objetivo da visita técnica realizada pela equipe da Hemorrede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para promoção da melhoria continua do atendimento transfusional aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nas agências transfusionais são realizados serviços relacionados à prática hemoterápica como o armazenamento de componentes do sangue – plaquetas, hemácias e plasma, testes para verificar compatibilidade entre a bolsa de sangue e o receptor, além de transfusões sanguíneas liberadas mediante solicitação do médico da unidade hospitalar, com a retaguarda do Hemocentro de Sergipe.
Seguindo o roteiro de inspeção da Hemorrede, o biomédico Jandson Marques Menezes e o enfermeiro Rodrigo Damasceno, verificam os processos relativos à transfusão sanguínea como o correto preenchimento da solicitação nominal de hemocomponentes, aplicação do produto, acompanhamento do paciente e registro de possíveis reações adversas no Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária (Notivisa).
“O trabalho cumpre um calendário previamente agendado com os responsáveis pelos serviços. Aproveitamos para discutir as necessidades do hospital, tiramos dúvidas sobre os procedimentos e nos colocamos a disposição para auxiliar o corpo clinico e administrativo sobre o cumprimento das normas técnicas e legislações vigentes”, confirmaram os profissionais.
Conforme a gerente da Hemorrede, Mariamalia Newton Andrade, ao final das visitas será produzido um relatório que é encaminhado para o gestor da unidade hospitalar. “Também analisaremos em conjunto com esses gestores a necessidade da realização de treinamentos e capacitações para o ato transfusional, que visa um controle mais efetivo do uso do sangue e seus componentes. Essas capacitações serão dirigidas a todos os profissionais que atuam nos hospitais da iniciativa pública e privada”, destacou.
Serviço
De acordo com a portaria nº 2.712, de 12 de novembro de 2013, que redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos, as instituições de assistência à saúde que realizem intervenções cirúrgicas de grande porte, atendimentos de urgência e emergência ou que efetuem mais de 60 transfusões por mês devem contar com, uma agência transfusional.
Publicado: 2 de abril de 2019, 15:39 | Atualizado: 2 de abril de 2019, 15:40