Encontro estadual reúne tutores para fortalecer ações de amamentação e alimentação em Sergipe
Evento promove construção de plano de ação por regiões de saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública (ESP-SE), promoveu, nesta quinta-feira, 18, o I Encontro Estadual de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta de Sergipe. A iniciativa reuniu profissionais de diferentes áreas da saúde para debater e estruturar um Plano de Ação Operativo voltado para as regiões de saúde do estado.
O público participante foi formado por profissionais de saúde, técnicos municipais, coordenadores do Programa Bolsa Família (PBF) e da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios sergipanos, com foco na qualificação de tutores e no fortalecimento das políticas de apoio ao aleitamento materno e à alimentação saudável.
A referência técnica estadual de alimentação e nutrição da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da SES, Ronaldo Cruz Silva, destacou o propósito do encontro. “Nosso objetivo é fortalecer a agenda de promoção, apoio e proteção ao aleitamento humano e à alimentação complementar saudável em Sergipe. A partir da formação de tutores, conseguiremos ampliar a cobertura de profissionais qualificados na Atenção Primária, garantindo apoio e orientação às mães e famílias”, afirmou.
A diretora de Primeira Infância da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Helga Mengel, ressaltou o impacto coletivo da mobilização. “Montar uma rede de tutores em todos os municípios sergipanos é um grande movimento. Esses profissionais vão dialogar diretamente nos territórios, qualificando a atenção e reduzindo a insegurança alimentar. É um trabalho que complementa ações já realizadas, como o ‘Prato do Povo’, e que fortalece a assistência no dia a dia”, ressaltou.
A coordenadora da equipe e-MULTI do município de Pirambu, no leste sergipano, Cristina Morgana, também reforçou a importância do encontro para a realidade local. “A capacitação dos profissionais amplia o alcance das estratégias e contribui para oferecer um atendimento mais acolhedor e qualificado à população. Essa ação é fundamental, especialmente para comunidades mais carentes, que necessitam de maior cobertura e orientação sobre a amamentação e alimentação saudável”, concluiu.
Fotos: Funesa








Publicado: 18 de setembro de 2025, 16:28 | Atualizado: 18 de setembro de 2025, 16:28