DST/AIDS: ações preventivas ganham força em Sergipe
Por Morgana Barbosa
O programa Estadual DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), leva aos municípios sergipanos ações de enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Durante todo o mês de maio a Unidade Móvel “Fique Sabendo” vem levando à população testes rápidos gratuitos para detecção de Sífilis e HIV.
Em Aracaju, dentre as ações realizadas ao longo desta semana está o “Movimento das Cidadãs Positivas”, que acontece a partir de hoje, 19, na Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
Já no sábado, 21, o programa Estadual DST/Aids estará com a Unidade Móvel na 23ª edição da “Ação Global”. O evento ocorrerá na Escola do Sesi Roberto Simonsen, no bairro 18 do Forte.
No interior do Estado, os municípios ganham força com as iniciativas voltadas à prevenção e conscientização. No povoado Rio Fundo da Cachoeira, em Itaporanga D’ajuda, foram realizados 57 testes rápidos, sendo 4 reagentes para sífilis e nenhum para HIV. A ação ocorreu na ultima quita-feira, 12, e contemplou ações educativas e distribuição de preservativos.
Já no ultimo sábado, 14, o programa integrou as ações desenvolvidas no município de Areia Branca durante o projeto “Saúde na Feira”. Foram realizados 53 testes rápidos, sendo todos não-reagentes. No local, além da realização dos testes rápidos, foram distribuídas camisinhas masculinas, femininas, gel lubrificante, e também material informativo.
O gerente do programa Estadual de DST/Aids, o médico Almir Santana, destaca a importância do envolvimento dos municípios nesta causa. “É muito importante a realização de ações de prevenção nas feiras livres, pois são locais frequentados por toda a população, independente do nível social”, ressaltou.
Publicado: 19 de maio de 2016, 14:39 | Atualizado: 19 de maio de 2016, 14:39