Doação de órgãos em Sergipe apresentou aumento de 15% em relação a 2022

Com a intensificação das ações de mobilização, a Central de Transplantes tem resposta positiva em relação à autorização das doações pelos familiares

Segundo dados levantados pela Central Estadual de Transplantes, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de janeiro a agosto de 2023, foram registradas 28 doações. No mesmo período de 2022, foram contabilizados 24 doadores, o que reflete um aumento de 15% nas doações. Além disso, quando analisado o mês de setembro especificamente, do dia 1º ao dia 13 de setembro de 2022, houve o registro de apenas um doador. Já neste setembro de 2023, foram três doadores de órgãos. 

De acordo com o  coordenador da Central de Transplantes em Sergipe, Benito Oliveira Fernandez, o aumento das doações se dá pela intensificação das ações de sensibilização. “Toda vez que conseguimos mobilizar a sociedade por meio das mídias, temos uma resposta positiva em relação à autorização da doação de órgão. Este ano, tivemos dois cursos de capacitação em diagnóstico de morte encefálica. Além disso, a  Organização de Procura de Órgãos (OPO) tem feito um trabalho com os profissionais de saúde dentro dos hospitais, sensibilizando e mostrando a importância de como abordar corretamente os familiares para a aprovação para os possíveis doadores”, explicou o coordenador.

Vale ressaltar que a SES está em campanha em alusão ao Setembro Verde, um movimento anual que se realiza em todo o país para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e conquistar novas adesões à causa. 

Setembro Verde

Seguindo a programação da campanha, no 16 de setembro, às 7 horas, será instalado um stand no Mercado Municipal de Aracaju, onde os profissionais de saúde irão realizar panfletagem, informando às pessoas sobre a importância de comunicar aos familiares o desejo de ser um doador. Vale lembrar que, pela lei brasileira, somente o cônjuge ou parentes até segundo grau são responsáveis por autorizar a doação. 

Já no dia 21 de setembro, a partir das 9 horas, será feita uma homenagem aos colaboradores do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves FIlho (Huse), familiares dos doadores e receptores. O evento será realizado no auditório do hospital.

Para o encerramento da campanha, no dia 24 de setembro, ocorrerá a caminhada para sensibilização da importância da doação de órgãos e tecidos, a partir das 7 horas, no Parque da Sementeira, em Aracaju.

Publicado: 15 de setembro de 2023, 13:59 | Atualizado: 15 de setembro de 2023, 13:59