Diversos serviços da Saúde serão disponibilizados durante o ‘Sergipe é aqui em’, Canhoba

Ação itinerante também contará com avaliações odontológicas e cadastro para ser doador de medula óssea

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizará consultas, exames e testes rápidos na 60ª edição do ‘Sergipe é aqui’, que acontece nesta sexta-feira, 24, no município de Canhoba, baixo São Francisco. Na ação itinerante também serão ofertadas avaliação odontológica para a orientação e prevenção do câncer bucal e exames sorológicos.  

Os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C na unidade móvel ‘Fique Sabendo’ têm o objetivo de promover a detecção precoce. A previsão é de 70 atendimentos para pessoas sexualmente ativas, com idade superior a 15 anos. Elas serão atendidas por ordem de chegada, de acordo com a senha liberada. 

Os exames sorológicos realizados por meio do Laboratório Central de Sergipe (Lacen) têm o intuito de detectar a dengue, zika, chikungunya e toxoplasmose. Além disso, o Lacen fará orientações e coleta de exames para gestantes por meio do Programa de Proteção à Gestante (Protege).  

Já o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) fará orientações sobre a importância da doação de sangue e a coleta de amostras, com cinco mililitros de sangue, para o cadastro de doador de medula óssea. 

Além dos cuidados voltados à população, a SES também disponibilizará atendimento veterinário para felinos por meio do castramóvel.  

Outros serviços 

O ‘Sorrir Sergipe’ também realizará avaliações odontológicas com o objetivo de detectar precocemente o câncer de cavidade oral, conhecido popularmente como câncer de boca. Durante a avaliação, os pacientes que apresentarem lesões suspeitas ao câncer passarão pelo olhar direcionado de um cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista, sendo encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs). 

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV) estará presente na ação com a distribuição da Cartilha do Usuário e orientando a população sobre os serviços realizados na unidade.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 23 de outubro de 2025, 15:16 | Atualizado: 23 de outubro de 2025, 15:16