Diretor do Hospital do Câncer de Barretos visita o Centro de Oncologia do Huse

Na oportunidade, ele destacou a parceria com o governador para avanços no tratamento oncológico do Estado

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, acompanhou o governador Belivaldo Chagas; e o diretor-geral do Hospital do Câncer de Barretos/SP, Henrique Prata, na visita ao Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), realizada na manhã desta terça-feira, 12. Várias autoridades participaram do evento, a exemplo do prefeito Edvaldo Nogueira, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Jorge Kleber, além do superintendente do Huse, Darcy Tavares e gestores do hospital.

Para Valberto de Oliveira, um momento importante em que o governo está investindo ainda mais em parcerias para o tratamento oncológico no Estado. “Temos que pensar na frente e nada melhor que uma parceria estruturante como a do Hospital de Amor de Barretos para nos indicar o caminho correto a seguir. Os nossos usuários já seguem uma linha de cuidado no tratamento oncológico e vamos ampliar esse cuidado de forma digna e com mais acolhimento”, ressaltou o secretário.

Na ocasião, Henrique Prata, iniciou a visita pela assistência básica e ressaltou estar impressionado com a conduta humana desenvolvida no hospital e com o comprometimento do governador em fazer o certo e o melhor para os usuários, porém, ainda não dá para fechar um diagnóstico de tudo.
“Eu acho de muita humildade o governador tomar essa iniciativa, que é um homem inteligente e que quer aproveitar uma instituição com o padrão do Hospital de Amor de Barretos, com êxito absoluto há 56 anos em câncer. Nós estamos aqui para contribuir e vamos ver como. Você ter uma coisa muito honesta e um projeto com profundo tratamento de amor ele não precisa ter o dinheiro absoluto como todo, a sociedade completa, isso é muito comum, isso vai acontecer naturalmente na maneira que o governador estabelecer prioridades. projetos e plano diretor para isso. O governador me impressiona na vontade de fazer o que é certo”, destacou o diretor Henrique Prata.

O governador Belivaldo Chagas, destacou que está preocupado em trabalhar com a realidade, mas, está buscando a verdade para enfrentar todos os problemas. “Não vou abrir mão em hipótese alguma, vamos contratar uma auditoria se tiver que ser internacional que seja, mas que ele me entregue um relatório sobre a saúde no estado de Sergipe, principalmente sobre o que acontece dentro do Huse hoje. Nós visitamos a área ambulatorial de oncologia e são centenas de pessoas sentadas do lado umas das outras numa condição desconfortável e isso não vai mudar porque a ciência está mostrando que dentro em breve teremos mais pessoas com câncer e a gente precisa avançar na prevenção e no tratamento, enfim, eu estou com toda a tranquilidade eu vou aceitar a ajuda do Hospital de Barretos”, esclareceu o governador.

O superintendente do Huse, Darcy Tavares, destacou que a parceria vai possibilitar um avanço muito grande e uma melhoria no atendimento para o paciente oncológico do Huse. “Henrique Prata é um homem muito experiente e comanda um dos melhores serviços de oncologia do Brasil e é muito importante a gente ouvir as sugestões dele e a opinião. Uma que eu achei muito importante foi separar a oncologia do hospital geral e eu acho que o governador absorveu bem quando ele fala numa criação de ampliação do ambulatório, criação de sala cirúrgica exclusiva para oncologia. Isso vai nos possibilitar um avanço muito grande e uma melhoria no atendimento para o paciente oncológico”, enfatizou.

Para o usuário, mais uma esperança que nasce na melhoria do tratamento oncológico. “Estou acompanhando pela televisão e pelo rádio toda essa conversa que o governador está pensando em fazer trazendo mais investimento para o tratamento oncológico aqui no estado. Eu só tenho que agradecer, são milhares de pacientes que necessitam de ajuda e eu vejo que ela está chegando. Estou vendo essa comitiva toda passando aqui no corredor e já sinto que vem mais coisa boa pra melhorar a nossa vida. Graças a Deus meu tratamento está a todo vapor e tenho a esperança de que outros pacientes tenham a mesma resposta que estou tendo que é ficar curado”, disse o paciente oncológico José Tavares, 56 anos.

Fotos: Flávia Pacheco ASCOM SES

Publicado: 12 de março de 2019, 16:06 | Atualizado: 12 de março de 2019, 16:07