Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar é lembrado na MNSL

Dia 15 de maio é comemorado o Dia Mundial de Controle de Infecção Hospitalar e para comemorar a data, durante todo o dia a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez uma ação sobre técnica de higienização das mãos para os profissionais, os usuários, os acompanhantes e os visitantes da unidade, realizada pelos Membros do Núcleo de Segurança do Paciente e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), através da Enfermeira Joana D´Arc Amorim de Albuquerque e das Técnicas de Enfermagem Janiere Fernandes e Luana Hilário.

Foi realizada uma educação em serviço através de ações lúdicas, orientando as medidas de prevenção de infecção hospitalar, dando enfoque à técnica de higienização das mãos, medida mais importante na precaução.

“Estamos orientando os profissionais, os usuários, os acompanhantes e os visitantes da maternidade, sobre a técnica de higienização das mãos, que é a medida mais fácil, barata e eficaz de controle de infecção hospitalar. Trabalhamos bastante com os cinco passos da higienização”, disse a enfermeira Joana D’Arc.

Os médicos, enfermeiros, técnicos, doulas, assistentes sociais, psicólogos, usuários, acompanhantes e visitantes participaram das orientações e brincadeiras educativas, além disso, receberam panfletos e álcool gel. A enfermeira lembrou os cinco passos da higienização das mãos, que são: antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimentos assépticos, após riscos de exposição afluídos corpóreos, após contato com o paciente e após contato nas áreas próximas ao paciente. “Vários servidores já passaram por aqui e foram orientados, está sendo importante e divertido’’, comentou Joana.

De acordo com a enfermeira e doula da amamentação, Joana Silva Aguiar Rodrigues, a atividade foi interessante e importante. “A higienização das mãos é um dos métodos mais eficiente ao combate de contaminações, na área da saúde principalmente, a ação de hoje foi importante para a conscientização do público”, lembrou a doula.

Publicado: 15 de maio de 2019, 12:33 | Atualizado: 15 de maio de 2019, 12:33