Dia Internacional da Mulher: MNSL realiza manhã de Yogaterapia
Por Morgana Barbosa
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) deu início à programação pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8. Logo no início da manhã funcionárias da unidade foram convidadas a participar de uma prática de yogaterapia hormonal. Essa é uma abordagem da yoga que busca trabalhar exercícios respiratórios e movimentos corporais, para fazer com que a mulher entenda melhor os ciclos menstruais, suas implicações e formas de harmonizar o corpo e a mente durante essa fase.
“Além de proporcionar o entendimento do ciclo, a prática ajuda a regulá-lo. A yogaterapia hormonal auxilia a mulher a encontrar recursos para lidar com as oscilações emocionais e físicas ocorridas nesse período”, explicou a psicóloga da Maternidade Nossa senhora de Lourdes, Silvia Anjos, que conduziu a prática no auditório da instituição.
Diante dos ciclos ocorridos a cada 28 dias no corpo da mulher, a consciência das alterações hormonais é necessária para trabalhar o processo de harmonização e equilíbrio.
Os exercícios funcionam como ferramentas para minimizar os efeitos do que a psicóloga chama de “não parada“, no período menstrual. “Nós vivemos hoje em uma sociedade muito acelerada. A mulher não tem espaço para se recolher quando está sangrando, no período menstrual. Essa que é uma fase de limpeza corporal. É uma fase em eliminação de toxinas do corpo e, muitas vezes, a mulher sente essa necessidade de recolhimento”, explicou Silvia Anjos.
De acordo com a profissional os efeitos da “não parada” surgem na forma de dor de cabeça, irritação, choro e até mesmo as cólicas. Para lidar com essas situações a yogaterapia hormonal é baseada em práticas relacionadas à postura, alongamento, exercícios respiratórios e visualizações ligadas ao ovário e ao útero.
Maria das Graças Fernandez, 48, atua no laboratório da unidade e aproveitou a oportunidade para conhecer a prática. “Sempre tive curiosidade de conhecer a yoga. Pela primeira vez participei desse tipo de prática e o resultado é uma sensação muito boa, de relaxamento e de autoestima mais elevada”, revelou.
Homenagens
A MNSL realiza ao longo desta semana uma série de atividades voltadas para o bem estar das colaboradoras e usuárias. Entre as ações estão palestra, momentos de relaxamento, embelezamento, vivências e aconchego.
“Esta data é mais que especial, pois ratifica a grande importância das mulheres nas nossas vidas. Em todo o mundo são realizadas comemorações e homenagens para estas que na verdade são dignas de serem homenageadas em todos os dias do ano. Mais do que uma data comemorativa, o dia 8 de março, dia internacional da mulher, é uma data para refletirmos sobre valores e igualdade entre homens e mulheres”, destacou o superintendente da Lourdinha, André Nascimento.

Superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, André Nascimento

Diálogo faz parte da prática de Yogaterapia

Alongamento e outros exercícios contribuem com a promoção do bem estar
Publicado: 8 de março de 2017, 17:20 | Atualizado: 8 de março de 2017, 17:20