Dia Internacional da Mulher: MNSL realiza manhã de Yogaterapia

Por Morgana Barbosa

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) deu início à programação pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8. Logo no início da manhã funcionárias da unidade foram convidadas a participar de uma prática de yogaterapia hormonal. Essa é uma abordagem da yoga que busca trabalhar exercícios respiratórios e movimentos corporais, para fazer com que a mulher entenda melhor os ciclos menstruais, suas implicações e formas de harmonizar o corpo e a mente durante essa fase.

“Além de proporcionar o entendimento do ciclo, a prática ajuda a regulá-lo. A yogaterapia hormonal auxilia a mulher a encontrar recursos para lidar com as oscilações emocionais e físicas ocorridas nesse período”, explicou a psicóloga da Maternidade Nossa senhora de Lourdes, Silvia Anjos, que conduziu a prática no auditório da instituição.

Diante dos ciclos ocorridos a cada 28 dias no corpo da mulher, a consciência das alterações hormonais é necessária para trabalhar o processo de harmonização e equilíbrio.

Os exercícios funcionam como ferramentas para minimizar os efeitos do que a psicóloga chama de “não parada“, no período menstrual. “Nós vivemos hoje em uma sociedade muito acelerada. A mulher não tem espaço para se recolher quando está sangrando, no período menstrual. Essa que é uma fase de limpeza corporal. É uma fase em eliminação de toxinas do corpo e, muitas vezes, a mulher sente essa necessidade de recolhimento”, explicou Silvia Anjos.

De acordo com a profissional os efeitos da “não parada” surgem na forma de dor de cabeça, irritação, choro e até mesmo as cólicas. Para lidar com essas situações a yogaterapia hormonal é baseada em práticas relacionadas à postura, alongamento, exercícios respiratórios e visualizações ligadas ao ovário e ao útero.

Maria das Graças Fernandez, 48, atua no laboratório da unidade e aproveitou a oportunidade para conhecer a prática. “Sempre tive curiosidade de conhecer a yoga. Pela primeira vez participei desse tipo de prática e o resultado é uma sensação muito boa, de relaxamento e de autoestima mais elevada”, revelou.

 

Homenagens

 

A MNSL realiza ao longo desta semana uma série de atividades voltadas para o bem estar das colaboradoras e usuárias. Entre as ações estão palestra, momentos de relaxamento, embelezamento, vivências e aconchego.

 

“Esta data é mais que especial, pois ratifica a grande importância das mulheres nas nossas vidas. Em todo o mundo são realizadas comemorações e homenagens para estas que na verdade são dignas de serem homenageadas em todos os dias do ano. Mais do que uma data comemorativa, o dia 8 de março, dia internacional da mulher, é uma data para refletirmos sobre valores e igualdade entre homens e mulheres”, destacou o  superintendente da Lourdinha, André Nascimento.

Superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, André Nascimento

Superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, André Nascimento

Diálogo faz parte da prática de Yogaterapia

Diálogo faz parte da prática de Yogaterapia

Alongamento e outros exercícios contribuem com a promoção do bem estar

Alongamento e outros exercícios contribuem com a promoção do bem estar

Publicado: 8 de março de 2017, 17:20 | Atualizado: 8 de março de 2017, 17:20