Crai Sergipe completa três anos sendo referência na assistência especializada para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Unidade pioneira no Norte e Nordeste reforça ações de proteção, amplia atendimentos e consolida modelo humanizado de acolhimento

O Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil de Sergipe (Crai), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), completa três anos de atuação neste sábado, 6, e segue sendo modelo para implantação de outras unidades no país. O centro oferece um serviço especializado voltado para o atendimento de crianças e adolescentes de até 18 anos vítimas de violência sexual em Sergipe.

Na próxima terça-feira, 9, o Ministério Público de Sergipe (MPSE), o Ministério Público do Trabalho (MPT/SE) e o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realizam um abraço simbólico ao Crai. A ação será realizada às 13h30, na sede do Crai, localizada na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), reunindo gestores, profissionais, instituições parceiras e representantes do Unicef fará a capacitação “Escuta Protegida em Sergipe”, voltada ao aprimoramento das práticas de atendimento previstas na Lei 13.431/2017.

A mobilização marca os três anos de funcionamento do equipamento, que já ultrapassou 10 mil atendimentos especializados a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, fortalecendo o acolhimento psicossocial, a escuta qualificada e o trabalho multiprofissional.

O Crai é o primeiro serviço com essa estrutura no Norte e Nordeste e o segundo do país com espaço físico próprio e assistência exclusiva a esse público, reunindo em um único ambiente acolhimento, atendimento médico, psicológico, social e exame pericial, o que evita revitimização e deslocamentos entre múltiplas instituições. Desde a inauguração até novembro de 2025, foram realizados 2.716 atendimentos médicos, além dos atendimentos psicossociais, escutas especializadas e acompanhamentos diversos.

Entre os avanços conquistados estão a implantação do prontuário eletrônico, a escala completa de peritos médicos e a aquisição de um veículo doado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/SE), utilizado para atividades externas e apoio a situações que envolvem o transporte de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

A superintendente da MNSL e coordenadora do Crai, Lourivânia Prado, destaca que o cuidado oferecido exige preparo técnico e sensibilidade. Segundo ela, completar três anos representa fortalecer um serviço desafiador e essencial, que oferece resolutividade não apenas na área da saúde, mas também no campo social e emocional, acolhendo cada vítima de acordo com sua faixa etária e contexto familiar.

Atendimento

O Crai integra a Rede de Cuidado e Proteção Social de Sergipe, por meio da SES e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e com o Ministério Público de Sergipe (MPSE), entre outras entidades.

A unidade é porta aberta, ou seja, a família pode levar a criança ou adolescente vítima de violência sexual diretamente ao Centro de Referência, como também poderá ser encaminhada pelo Conselho Tutelar, delegacia de polícia, Ministério Público ou qualquer órgão de saúde, educação ou afins, devendo estar acompanhada por uma pessoa responsável. Poderá também ingressar no serviço através do pronto atendimento, nos casos de urgência/emergência, ou por agendamento, nos casos crônicos sem emergência. É possível entrar em contato com o Crai de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelos telefones (79) 3225-8650, (79) 3225-8654 ou pelo e-mail: crai.se.mnsl@gmail.com

Nos finais de semana, noites e feriados, as vítimas de violência sexual em situação de emergência devem ser direcionadas aos serviços de saúde de urgência da rede hospitalar do estado.

Publicado: 6 de dezembro de 2025, 11:57 | Atualizado: 6 de dezembro de 2025, 11:58