Conceição Mendonça recebe diretoria do Cosems e mantém diálogo com secretários municipais

Por Luiza Sampaio

SES reunião Cosems (5)Mantendo a linha de dialogar e manter relações de parceria, a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, recebeu na manhã de hoje, 14, no Palácio Serigy, membros da diretoria do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems), com a finalidade de conhecer o andamento dos processos de trabalhos que envolvem as duas entidades.

Durante o encontro, os gestores discutiram sobre a condição da Atenção Básica nos municípios, o cronograma de repasse regular e sistemático de verbas do Estado para as prefeituras, além do Termo de Compromisso de Parceria na Gestão Bipartite e o convênio de cooperação técnica entre o Cosems e a SES.

Para a secretária Conceição Mendonça, a reunião reforça a intenção do Estado em atuar de maneira conjunta com o Colegiado, fortalecendo as políticas públicas de saúde.

“Assumo um compromisso de continuar tendo um olhar diferenciado para os municípios, inclusive, me debruçando sobre a situação financeira, pois tenho consciência de que todos nós vivemos uma realidade bem complicada atualmente”, avaliou.

Municipalidade

A gestora ressaltou o resgate da municipalidade, feito através da atuação do Cosems, e garantiu que a Secretaria vai trabalhar de maneira integrada às prefeituras, visando, especialmente, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

“Essa é uma construção coletiva. Eu entendo a particularidade de cada local, mas acredito no trabalho técnico das equipes e no resultado positivo disso”, frisou Conceição Mendonça.

O presidente do Colegiado, Saulo Eloy, secretário de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, aprovou a reunião, afirmando que a gestora estadual mostrou preocupação com relação à construção de um SUS mais coletivo e sistêmico.

Segundo ele, o Cosems é uma entidade apartidária, que está disposta a manter o diálogo, especialmente nos assuntos mais complexos.

“A secretária acena com muita responsabilidade, inclusive para questões como o ‘desfinanciamento’ que vem ocorrendo com o setor. O problema não é simples e tem tomado uma proporção muito grande, mas o Estado mostra envolvimento”, comentou.

De acordo com Saulo, “o Cosems se sente abraçado pela Secretaria de Saúde, mais uma vez, e a expectativa é que se mantenha o ritmo de trabalho atuante e proativo”.

Publicado: 14 de abril de 2016, 17:52 | Atualizado: 14 de abril de 2016, 17:52