Comunidade do Santa Maria recebe orientações sobre prevenção do Aedes pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde
Por Acácia Mérici
Dando continuidade aos trabalhos de prevenção, combate e orientação às comunidades sobre os problemas causados pelo mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve na Igreja Lírios das Flores, localizada no bairro Santa Maria, conjunto Padre Pedro, na noite desta quinta-feira, 03.
Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, apresentou todo o trabalho realizado pelo Plano Estadual de Combate ao Aedes e à Microcefalia, dialogando com a população sobre a importância de realizar ações preventivas dentro de casa para evitar a presença e proliferação do mosquito.
“82% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências. Todo cuidado é pouco. É preciso realizar semanalmente uma faxina intensa e verificar todos os lugares que possam acumular água limpa ou parada. Até mesmo o reservatório que fica atrás dos refrigeradores pode ser um berço para a presença deste mosquito tão perigoso”, afirmou José Sobral.
O gestor Estadual destacou também a presença da Brigada Itinerante de combate ao Aedes na capital e no interior, e a importante parceria com as Forças Armadas no trabalho educativo. Ele pontuou, ainda, sobre a Brigada Estadual da Educação, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) que orienta estudantes, pais e comunidade sobre como prevenir e evitar o Aedes.
“O combate ao Aedes aegypti deve ter feito em conjunto. A família cuidando da sua casa, os agentes visitando e orientando. Pedimos que todos recebam os agentes de braços abertos. É a nossa soma de esforços que fará a diferença. Se cada um fizer a sua parte, venceremos o mosquito, não teremos essas doenças e crianças não nascerão com Microcefalia”, alertou.
Diálogo constante
A comunidade também ouviu atentamente às explanações do médico Almir Santana, gerente do programa Estadual de DST/Aids, da SES, que abordou sobre os perigos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial à Sífilis e a Sífilis Congênita (passada da mãe para o bebê durante a gestação).
Almir Santana falou sobre a importância do uso dos preservativos de forma correta nas relações sexuais para evitar as ISTs e sobre o pré-natal correto e contínuo para as mães e pais.
“É preciso conversar olho no olho com a comunidade sobre a prevenção. É a partir desse diálogo que é formada a consciência do cuidado com a saúde. Abordamos, também, sobre o Teste Rápido para detecção dessas doenças. A receptividade superou nossas expectativas”, afirmou Almir Santana.
Para o líder comunitário Edi do Padre Pedro, encontros como esse são fundamentais para alertar a população sobre o quanto é fundamental cuidar da saúde de toda a família.
“Ficamos felizes com a vinda do secretário José Sobral, do médico Almir Santana e de toda a equipe aqui na nossa comunidade. Nunca um secretário da Saúde veio conversar diretamente com as pessoas. De fato, o mosquito Aedes tem causado grandes problemas e o gestor veio especialmente para orientar didaticamente sobre como podemos evitar que essas doenças atinjam nossas famílias”, declarou Edi.
“Participei da palestra com meu esposo e meus filhos. Gostei muito. Sempre fui muito preocupada para não aparecer o mosquito na minha casa e, agora, vou cuidar muito mais. Se eu zelar por minha família, estarei zelando pelas famílias das outras pessoas”, comentou a dona de casa Mariselma de Jesus.
Publicado: 4 de março de 2016, 15:49 | Atualizado: 4 de março de 2016, 15:49