Comissão Estadual de Integração Ensino e Serviço discute estratégias relativas à educação na saúde 

O encontro realizado no CER IV reuniu gestores estaduais e municipais de educação, além de representantes de entidades e instituições de ensino com cursos na área da Saúde

A Comissão Estadual de Integração Ensino e Serviço (Cies) realizou mais um encontro bimestral para discutir ações relativas à educação na saúde. O objetivo foi articular institucionalmente e propor de forma coordenada estratégias de intervenção no campo da formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde. A reunião ordinária foi realizada na terça-feira, 27, na sala de videoconferência do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV).  

Entre as atribuições do Cies estão a de estimular o cumprimento das diretrizes para a Política de Educação Permanente em Saúde e da Gestão do Trabalho para o SUS/SE, contemplando a atenção à saúde, bem como o fortalecimento do controle social e propor intervenções, planejar e desenvolver ações que contribuam para o cumprimento das responsabilidades assumidas nos respectivos Termos de Compromisso de Gestão, entre outras.   

De acordo com a Portaria Estadual nº 062 /2022, a Cies tem caráter técnico, multiprofissional, reunindo representantes da gestão, assistência, ensino e controle social da Educação Permanente em Saúde e possui o papel primordial de assessoramento ao Colegiado Interfederativo Estadual (CIE). 

Para a gerente do Eixo Ensino-serviço da Cies, Milena Caroline Leite, as reuniões discutem as principais pautas da integração ensino e serviço estadual em prol da formação para o Sistema Único de Saúde (SUS) para o impacto positivo na assistência em saúde. “Para este encontro, trouxemos como pauta principal a formação de um Grupo de Trabalho para organização do I Seminário Estadual de Integração Ensino e Serviço. Além disso, tivemos também a presença da diretoria da Gestão do Trabalho e Educação de São Cristóvão que apresentou o diagnóstico da rede de ensino e serviço do município, delineando os cenários de prática, as instituições de ensino parceiras e os potenciais para a formação no SUS”, destacou. 

Publicado: 30 de junho de 2023, 11:58 | Atualizado: 30 de junho de 2023, 11:58