Colaboradores da CIPA participam de curso sobre funcionamento e atribuições

Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) assistiram na tarde desta segunda-feira, 23, no auditório da unidade, palestra ministrada pela técnica de Segurança do Trabalho, Alania Menezes de Oliveira, sobre o funcionamento da CIPA e suas atribuições.

O programa de treinamentos para os membros da Cipa, aplicado pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), começou nesta segunda e prossegue até sexta-feira, 27, com o objetivo de atender o que determina a legislação vigente e capacitar os colaboradores em noções básicas a respeito da Segurança e Saúde no Trabalho. Participam do evento todos os integrantes da  Cipa, os eleitos e os indicados.

O conteúdo estudado serve de referência para diversas praticas a serem exercidas pelos membros da comissão que, até o dia 27, conhecerão Noções de Legislação Trabalhista e Previdenciária, Análise e Mapa de Riscos, Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio, entre outros temas.

A técnica de Segurança do Trabalho, Alania Menezes, explica que o foco é dar um panorama geral para os membros eleitos sobre o que é a Cipa, de como se organiza e qual serão as atribuições deles durante  essa gestão, que dura um ano. Ela explica que o treinamento são para que os cipeiros aprendam a como executar e proceder, durante a gestão, no sentido de observar o ambiente de trabalho, as condições de insegurança que possam haver nos locais e a elaboração do mapa de risco.

Informou ainda  que a formação dos profissionais que integram uma CIPA é relevante no sentido de torná-los aptos a contribuírem para prevenção de acidentes. “A capacitação Organização da Cipa”, teve  como objetivo deixá-los conscientes sobre as suas responsabilidades enquanto membros da comissão”, disse Alania.

Importância do treinamento

De acordo com o presidente da Cipa, Márcio Sobral Porto Filho, o treinamento está sendo ministrado por funcionários do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), e por profissionais externos que possuem expertise sobre as necessidades de uma Cipa. O treinamento terá duração de 20 horas.

Publicado: 24 de outubro de 2017, 11:53 | Atualizado: 24 de outubro de 2017, 11:53