Cipa: servidores da Fundação Hospitalar participam de ciclo de palestras sobre prevenção de acidentes

Por Luiza Sampaio 

CIPA - FHS (1)“Noções Básicas de Primeiros Socorros” foi o primeiro tema de uma série de palestras que os servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) vão participar durante um mês. A ação, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), tem o objetivo de desenvolver no servidor a consciência sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

 

De acordo com o vice-presidente da Cipa, Guilherme Levita, que é analista administrativo da FHS, a cada semana o evento abordará temas relevantes para a saúde do trabalhador, difundindo um conhecimento que possa ultrapassar os limites da rotina de trabalho.

 

“Queremos que essa seja uma experiência importante, não só na vida profissional de cada um, mas também na pessoal”, ressalta.

 

Já na primeira palestra ministrada pelo facilitador do Samu 192 Sergipe, Kelson Santos Rosário, que faz parte do Núcleo de Educação Permanente (NEP), os participantes aprenderam, entre outras coisas, a avaliar de forma primária uma vítima grave e a cena do acidente, principalmente no sentido de que o socorrista também tenha segurança e não se torne vítima também, e a diferença entre um desmaio e uma parada cardiorrespiratória,

 

“Os primeiros socorros podem ser necessários no ambiente de trabalho, mas também em casa ou na rua. Não se pode prever. Apenas com um nível básico de conhecimento, pode reconhecer a gravidade do ocorrido e quem está socorrendo pode salvar uma vida. Sem esquecer, é claro, do correto acionamento do serviço especializado, essencial para o atendimento”, enfatiza o palestrante.

 

Para a procuradora da Fundação Hospitalar, Lívia Bezerra, a iniciativa da Cipa merece todo destaque. “Desde a escolha do tema à forma como ele foi tratado, a capacitação teve riqueza de informações passadas de maneira muito simples para quem assistiu. Estão todos de parabéns. Inclusive, gostaria muito de ter a oportunidade de participar das outras palestras, pois o conhecimento que adquirimos aqui pode fazer a diferença”, avalia.

 

Os próximos assuntos abordados no ciclo de palestras serão Infecções Sexualmente Transmissíveis, Saúde Mental e Segurança do Trabalho, Doação de Sangue e Medula Óssea e, por fim, a participação do Projeto Salve.

Publicado: 29 de setembro de 2016, 10:43 | Atualizado: 29 de setembro de 2016, 10:43