CER IV se consolida como ambiente de ensino e aprendizagem para acadêmicos da área da saúde

Por meio de um Termo de Cooperação, estudantes dos cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia da UFS realizam disciplinas e estágios curriculares no CER IV

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), equipamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), se consolida como um importante espaço de ensino e aprendizagem para os estudantes dos cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Há quase dois anos, um Termo de Cooperação firmado entre o órgão estadual e a instituição de ensino para co-gestão clínico-assistencial do Centro possibilita a atuação dos acadêmicos na unidade.  

A parceria viabiliza aos estudantes a vivência da futura profissão em um ambiente de multicuidados. Atualmente, os estudantes participam de aulas teóricas e realizam os estágios curriculares no CER IV. Entre as disciplinas estão Fisioterapia ortopédica e pediátrica, pneumologia e estágios de Fisioterapia aquática, ortopedia e Fonoaudiologia clínica.

O gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CER IV, Zak Moreira, destaca a importância da parceria para a formação profissional dos estudantes. “É um espaço muito relevante para que esses acadêmicos possam se qualificar, além de ser um centro de estudos e pesquisa, auxiliando em diversos campos de atuação para esses futuros profissionais. Atuar com a rede de pessoas com deficiência é um aprendizado constante, porque trabalhamos com a singularidade e esse estudante passa a ter outro olhar, criando esse espaço de integração à vida”, salientou. 

O coordenador da Câmara Técnica da UFS e CER IV, professor Jader Pereira, enfatiza a contribuição dos serviços realizados no Centro de Reabilitação para a qualificação dos acadêmicos. “Na formação do aluno é importante que ele esteja envolvido na prática, entenda os processos, saiba quais são as barreiras, além das projeções positivas. Essa integração faz com que ele possa amadurecer profissionalmente e essa troca é extremamente necessária para a evolução tanto do serviço quanto desses futuros profissionais”, comentou.

Para a acadêmica do 5° período do curso de Fisioterapia, Kessy de Jesus Santos, a experiência traz grandes aprendizados. “Aliar teoria e prática é de fundamental importância. Conhecer o trabalho do Centro e essa atuação tem sido bastante engrandecedor e está agregando na minha formação profissional”, afirmou. 

O CER IV atua na reabilitação de Pessoas com Deficiência (PCDs) em Sergipe, prestando atendimentos nas modalidades física, auditiva, visual, intelectual, incluindo o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Foto: Ascom SES

Publicado: 10 de julho de 2023, 17:07 | Atualizado: 10 de julho de 2023, 17:07