CER IV encerra o Novembro Azul com atividades formativas para os colaboradores

O Centro de Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), encerra o Novembro Azul com uma palestra sobre saúde integral do homem. O evento conduzido pelo psicólogo do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NAST), Demétrio Reis, foi direcionado para os profissionais da higienização. 

A ação que aconteceu na manhã desta terça-feira, 30,  no auditório da unidade de saúde que é voltada para o atendimento das pessoas com deficiência, começou com a exibição do clipe da música “Masculinidade”, do cantor Tiago Iorc. A canção que nos versos finais diz “Ser homem exige muito mais do que coragem/ Muito mais do que masculinidade/ Ser homem exige escolha, meu irmão/ E aí?”, serviu como motivação para discussões que aproximaram a temática da saúde de questões culturais. 

“Onde está a saúde do homem? As pessoas confundem a saúde do homem com a saúde sexual reprodutiva. É preciso compreender que ser homem está muito além da força, coragem e valentia. Toda essa ideia vem das coisas que aprendemos quando crianças, culturalmente, por exemplo, quando o menino cai ele é orientado a levantar e ser forte, não pode chorar, ser sensível e nem mostrar fragilidade”, explanou o psicólogo do NAST, Demétrio Reis. 

Numa proposta interativa, o palestrante questionou à plateia o que eles compreendem por “sensibilidade”, com o propósito de fazer com que a plateia essencialmente masculina pense na importância de trabalhar a saúde mental. “O que é sensibilidade? A gente é criado para suprimir a sensibilidade, os homens acabam não compartilhando as fragilidades no dia a dia e isso tem um efeito no aspecto emocional da população masculina”, reitera Demétrio. 

“Temos uma cultura muito forte que leva o homem a não se cuidar, então, ficamos muito felizes em promover espaços de debate sobre saúde para nossos trabalhadores. Essa ação está em consonância com as atividades que já realizamos com o projeto CER CUIDA, no qual promovemos cuidado para aqueles que cuidam, oferecendo sistematicamente terapias holísticas”, compartilhou Sayonara Carvalho, coordenadora do CER IV. 

Os participantes experienciaram também algumas dinâmicas em grupo, receberam a cartilha informativa com o tema da campanha “Cuide-se Sem Preconceito” e foram  orientados sobre o uso de preservativos masculino e feminino.  

Publicado: 30 de novembro de 2021, 18:51 | Atualizado: 30 de novembro de 2021, 19:53