Centro de Reabilitação: obras do CER IV seguem dentro do calendário previsto

Por Luiza Sampaio 

foto aleat (2)As obras do Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV) de Sergipe estão encaminhadas, com cerca de 34% do trabalho já executado. A construção já contemplou a parte estrutural do espaço com concretagem de blocos e vigas, retiradas de formas, execução do muro de contenção e da laje, além da rede de drenagem para reuso, cumprindo o cronograma pré-definido.

De acordo com a coordenadora da Rede Estadual de Cuidados às Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alynne França, a previsão é que a obra seja concluída em dezembro deste ano.

 

“O CER IV será um espaço moderno, que contará com tecnologia de ponta. Um divisor de águas no trabalho de atenção às pessoas com deficiência”, ressalta.

O Centro será voltado aos pacientes desde a atenção clínica especializada até a reabilitação, sendo o primeiro espaço no Estado destinado ao atendimento de quatro tipos de deficiências: física, auditiva, visual e intelectual, bem como as pessoas ostomizadas (que utilizam bolsa de colostomia).

 

“Em nível de Brasil, existe uma fragilidade no campo da atenção em reabilitação. Por isso, o CER IV representará ao usuário do SUS possibilidades de um atendimento de qualidade”, destaca a coordenadora.

Para ela, com o fortalecimento da Rede, as portas para implantação de novos serviços se abrirão. Sergipe se destaca pelo empenho de construir, implantar e equipar o CER IV.

 

“Já temos em funcionamento na capital Aracaju um CER II, no antigo Serfismo. Há a previsão de construção de CER III nas cidades de Lagarto e Propriá, com gestão municipal e recurso do Ministério da Saúde, para atender às respectivas regiões”, complementa.

 

A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, lembra, também, que a implantação do CER IV reforçará a assistência oferecida aos bebês com Microcefalia.

 

“O trabalho já vem sendo oferecido com maestria através da parceria entre a SES e o Hospital Universitário. No entanto, com o Centro de Reabilitação, esse atendimento será aprimorado, o que é essencial para o desenvolvimento dessas crianças”, avalia.

Publicado: 27 de abril de 2016, 19:03 | Atualizado: 27 de abril de 2016, 19:03