Centro de Hemodinâmica do Huse amplia assistência e fortalece linha de cuidado cardiovascular pós-alta hospitalar
Implantado há seis meses, o serviço de hemodinâmica já ultrapassou a marca de 1.400 procedimentos realizados
O Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) segue avançando na consolidação da linha de cuidado cardiovascular. Implantado há seis meses, o serviço de hemodinâmica já ultrapassou a marca de 1.400 procedimentos realizados e amplia, ainda mais, a atuação com o fortalecimento da assistência ambulatorial no período pós-alta hospitalar.
Além do acompanhamento já ofertado a pacientes submetidos ao implante de marca-passo, o serviço passa a atender, também, os que foram acometidos pelo infarto agudo do miocárdio ou apresentaram algum quadro de insuficiência cardíaca descompensada, garantindo continuidade do cuidado e maior segurança clínica após a saída do hospital.
Para a gerente de Enfermagem do serviço de Hemodinâmica do Huse, Luana Meneses Feitosa, a iniciativa integra o fortalecimento da linha de cuidado cardiovascular, com foco na continuidade assistencial. “Com essa ampliação do atendimento ambulatorial, o Centro reforça seu compromisso com a assistência integral ao paciente cardiovascular, unindo tecnologia, acompanhamento contínuo e humanização do cuidado, desde o primeiro atendimento até o período pós-alta com este direcionamento inicial”, destacou.
De acordo com a cardiologista Larissa Cristina Nunes, o ambulatório de retorno foi estruturado para acompanhar de forma mais próxima os pacientes nos primeiros dias após a alta, fase considerada importante para a recuperação do paciente. “O paciente recebe alta hospitalar após um evento cardiovascular importante, como o infarto ou uma insuficiência cardíaca descompensada e, ao chegar em casa, passa por uma realidade diferente. O ambulatório surge para avaliar esse período inicial, sanar dúvidas, verificar a adesão ao tratamento e orientar de forma adequada”, explicou.
A parte ambulatorial complementa a assistência intra-hospitalar, garantindo monitoramento clínico. “Nosso objetivo é garantir que o tratamento esteja sendo efetivo. Quando está adequado, mantemos a conduta e, quando não, realizamos nova intervenção. O foco é manter a qualidade de vida do paciente e evitar novas complicações”, ressaltou a cardiologista.
As consultas são agendadas, em média, entre sete e 14 dias após a alta hospitalar. Durante o atendimento, a equipe médica avalia a evolução clínica, a resposta ao tratamento medicamentoso e parâmetros como pressão arterial e frequência cardíaca, possibilitando ajustes precoces quando necessários e favorecendo maior segurança assistencial.
“O ambulatório funciona como uma ponte, assegurando que esse paciente esteja bem assistido até que consiga dar continuidade ao acompanhamento regular. Trata-se de um cuidado ampliado, próprio de um serviço de hemodinâmica que busca ser um diferencial”, complementa Larissa Cristina.
Acompanhamento que faz a diferença
Entre os pacientes acompanhados está a dona de casa Mirian Barbosa, 61 anos, que apresentou quadro de infarto agudo do miocárdio e foi regulada para atendimento no Huse. Após o tratamento hospitalar, ela passou a ser acompanhada pelo Ambulatório da Hemodinâmica, reforçando a importância da assistência estruturada no pós-alta. “Senti muita dor no peito e procurei uma unidade de saúde que logo me encaminhou ao Huse. Fui muito bem atendida aqui, gostei bastante do serviço. Agora, estou fazendo essa consulta. A expectativa é melhorar cada vez mais a minha saúde”, comentou.
O paciente Adailson Soares, de 48 anos, também passou pela consulta com a cardiologista no Ambulatório de Retorno. Após ser internado e passar por um cateterismo, ele fala sobre a importância do Centro de Hemodinâmica. “Não sabia que o Huse tinha esse serviço, foi nota mil todo esse acompanhamento. Hoje estou bem, fui bem atendido por toda a equipe da Hemodinâmica. O Centro trouxe mais agilidade. Agora, vou me cuidar e seguir a vida”, concluiu.
O serviço é realizado no Ambulatório de Retorno Dr. José Maria Rodrigues do Huse, localizado no Complexo de Saúde de Sergipe, na Rua Professor José Bonifácio Fontes Neto, s/n, no bairro Capucho, em Aracaju.




Publicado: 23 de dezembro de 2025, 15:39 | Atualizado: 23 de dezembro de 2025, 15:39