Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem realizou mais de 6 mil atendimentos no primeiro semestre
A unidade tem o objetivo de atender a crescente demanda por serviços de imagem contemplando os 75 municípios sergipanos
Considerado referência para a saúde de Sergipe, o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem de Sergipe (Cadi), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem papel essencial na otimização dos serviços como radiografia, tomografia computadorizada e consultas/exames em otorrinolaringologia. Durante o primeiro semestre de 2024 foram realizados 6.533 exames, atendendo às necessidades dos 75 municípios sergipanos e evidenciando a crescente demanda por serviços de imagem.
Do total de atendimentos na unidade, 4.873 foram referentes a radiografias para diagnosticar condições ósseas e pulmonares, 1.274 exames de tomografia computadorizada (TC) para avaliações detalhadas de órgãos e estruturas internas e 386 consultas/exames em Otorrinolaringologia com avaliação especializada e diagnóstico de patologias do ouvido, nariz e garganta, permitindo a identificação e tratamento adequado de condições relacionadas a essas áreas.
A coordenadora do Cadi, Jullyana Barrozo, reforçou que o Governo do Estado tem trabalhado para a ampliação dos serviços a fim de corresponder às necessidades da população e a crescente demanda dos atendimentos. “Temos planejado a implantação de novos serviços com o auxílio do programa Proredes como é o caso da ultrassonografia e ressonância magnética, além do planejamento de expansão para realização de endoscopias e colonoscopias que irão beneficiar muitas pessoas”, afirmou.
Modernização na estrutura
Além da ampliação dos serviços, o governo também está empenhado na modernização da estrutura do centro. A instalação de novos equipamentos com tecnologia de ponta como ultrassonografias e ressonância magnética são alguns dos investimentos previstos. “Esses novos equipamentos irão proporcionar maior precisão no diagnóstico, contribuindo também com o tempo do exame. As áreas de atendimento também estão passando por reformas para oferecer um ambiente mais confortável aos pacientes e equipe”, explicou a coordenadora do Cadi.
Atendimento qualificado
O atendimento célere e qualificado é fundamental para os pacientes que necessitam dos serviços de imagem para o diagnóstico. Além disso, a implementação de novos protocolos irá agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera tanto para realização de exames como para entrega dos laudos.
Uma das pacientes que passaram pelo Cadi é a dona de casa, Maria Anailza Santos, que sofreu um acidente de moto e precisou realizar uma radiografia na perna. Para ela, o acolhimento e atendimento foram rápidos e eficientes. “Só tenho que agradecer por ter um serviço público de qualidade e que me atendeu de uma forma muito ágil e o melhor de forma gratuita”, destacou Maria.
Acesso
O usuário deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município munido de toda documentação (RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e solicitação médica), para que seja procedida à solicitação do agendamento de consultas e exames.





Fotos: Valter Sobrinho
Publicado: 30 de agosto de 2024, 10:32 | Atualizado: 30 de agosto de 2024, 10:32