Central de Regulação das Urgências: garantia de acesso aos usuários do SUS em Sergipe
Por Herieta Schuster
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) é de fundamental importância para a garantia da assistência pré-hospitalar móvel qualificada. Ele é essencial para o atendimento em situações de urgências e emergências às vítimas de acidentes de trânsito, problemas cardiorrespiratórios, intoxicações, crises convulsivas, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes com produtos perigosos, entre outros.
O Samu está vinculado à Central de Regulação das Urgências (CRU), espaço localizado dentro do Complexo Regulatório Estadual, sendo destinado a recepção das ligações, avaliação e classificação das solicitações de socorro. Durante 24h por dia, profissionais como médicos reguladores, enfermeiros, Técnico Auxiliar de Regulação Médica (Tarm), Rádio Operadores acompanham e organizam a Rede de Atenção às Urgências de todo Estado, proporcionando agilidade e maior resolutividade.
A CRU é o a responsável pela garantia do acesso aos usuários que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) porque possibilita a avaliação do grau de complexidade e o deslocamento até a unidade hospitalar mais indicada para o atendimento do paciente, de acordo com a classificação de risco e a condição momentânea dos serviços de saúde que são monitorados constantemente.
“É na CRU que é feita regulação pré-hospitalar móvel. O Samu é um pilar importante para o pré-atendimento emergencial à saúde da população”, explica a superintendente do Samu, Lúcia Santos.
Ainda de acordo com a gestora, “a CRU tem relação essencial com todos os serviços de urgência do Estado (públicos e filantrópicos), por meio dos Núcleos Internos de Regulação (NIR), para estabelecer critérios e definir estratégias de funcionamento da Rede de Urgência e Emergência, gerando status qualitativos e quantitativos para a garantia de acesso dos pacientes atendidos pelo Samu”.
Assistência
Ao ligar gratuitamente para o número 192, o solicitante deverá informar ao Técnico Auxiliar de Regulação Médica (Tarm) dados básicos do paciente como nome, endereço, ponto de referência, o tipo de ocorrência e a condição do paciente no momento.
Logo depois, a ligação é encaminhada ao médico regulador, que avalia e identifica a necessidade do usuário, fazendo a orientação médica (nos casos mais simples) e/ou definindo a necessidade do envio de motolância, Unidade de Suporte Básico (USB) ou Avançado (USA) ao local solicitado, nos casos que requer atendimento e transporte para a Rede Hospitalar.
E para prestar esse atendimento a população, o Samu 192 Sergipe conta atualmente 48 equipes assistenciais (que preenchem todos os requisitos de qualificação do Ministério da Saúde), e uma frota com 59 veículos, sendo 43 Unidades de Suporte Básico (USB) e 16 Unidades de Suporte Avançado (USA). São 37 bases descentralizadas distribuídas em pontos estratégicos de todo Estado, que garantem a cobertura aos 75 municípios sergipanos e um tempo resposta adequado para um atendimento integral e equânime.
Publicado: 29 de novembro de 2016, 15:59 | Atualizado: 29 de novembro de 2016, 15:59