Case: oferta de serviços garante entrega dos medicamentos na capital e no interior

Por Manuela Penacal

CASE (2)Atualmente, 1.474 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão cadastrados no Serviço de Entrega Domiciliar do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), iniciativa que garante o acesso aos medicamentos aos pacientes sem condições físicas ou clínicas de locomoção que residem em Aracaju.

Enquanto esse serviço permite o acesso ao medicamento na capital sergipana, o Case disponibiliza, também, o Serviço de Atendimento ao Preposto, que visa a garantia do recebimento do medicamento pelo usuário no interior. Através dele um representante legal, nomeado pelo secretário Municipal da Saúde, torna-se o responsável pelo recebimento, transporte adequado e entrega ao usuário. São 1.412 usuários de 34 municípios sergipanos cadastrados.

“Os medicamentos mais dispensados através dos serviços são: Alenia, Glargina, Atorvastatina e Quetiapina”, disse Taciana Munareto, assessora de coordenação do Case.

Para ter acesso ao Serviço de Entrega Domiciliar é preciso se adequar ao perfil exigido e residir em Aracaju. O serviço tem como público alvo idosos, usuários com barreiras físicas e outras necessidades especiais, com patologias que imprimam sofrimento ou limitações consequentes ao seu problema, alterações cognitivas, sem autonomia, pessoas que não possuem cuidadores ou que a ausência de um represente um risco à segurança e à vida do usuário.

“Já o usuário que reside no interior deverá procurar a Secretaria Municipal da Saúde e apresentar o recibo comprovante da última dispensação no Case, uma cópia do documento de identificação e assinar uma procuração padrão do serviço que conferirá ao preposto o direito e o dever de realizar toda tramitação para retirada e entrega do medicamento”, explica Taciana Munareto.

Case

O serviço dispensa 335 itens especializados e de alto custo padronizados pela portaria 1554/2013 do Ministério da Saúde, garantindo o acesso e a qualidade da saúde dos sergipanos portadores de doenças crônicas. Possui 21.744 pessoas cadastradas e, somente entre os meses de janeiro e junho, manteve uma média mensal de 720 atendimentos diários.

Publicado: 27 de julho de 2016, 14:20 | Atualizado: 27 de julho de 2016, 14:20