Capacitações e novas tecnologias melhoram a assistência ao paciente do Huse na prevenção da lesão por pressão
Melhorar a assistência ao paciente reduzindo o tempo de permanência no hospital e capacitando os profissionais para o trabalho de prevenção das lesões por pressão. Esse foi o principal objetivo do III Encontro pela Segurança do Paciente – Prevenindo as Lesões por Pressão, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17, no auditório do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). O evento organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Comissão de Pele do hospital, reuniu profissionais da enfermagem.
A enfermeira da Comissão de Pele do Huse, Mônica Rabelo, foi uma das palestrantes e destacou o papel da comissão de pele na prevenção das lesões por pressão. “Mostramos o dia a dia de levar até os acompanhantes e a equipe de enfermagem a melhor forma de prevenir a lesão por pressão nos pacientes acamados. Nós melhoramos muito nos últimos três anos, porque nós adotamos coberturas que fazem com que haja uma redução dessas lesões e associadas a algumas medidas preventivas que é a mudança de decúbito a cada duas horas, evitar umidade, a nutrição do paciente que é muito importante. Investimos em capacitação para os profissionais e ano que vem vamos melhorar ainda mais”, afirmou a enfermeira.
Hoje a lesão por pressão é considerada indicador de qualidade da assistência e vale ressaltar que a prevenção vai ser sempre melhor que o tratamento. A enfermeira dermatológica e assessora de enfermagem do grupo Cenutri, Maíra Lima, explicou sobre a assistência de enfermagem na prevenção dessas lesões por pressão e parabenizou a gestão pelos investimentos em materiais especiais para o tratamento das lesões e a importância das capacitações para os profissionais.
“A Fundação Hospitalar de Saúde saiu na frente em relação a aquisição de coberturas especiais, esse é um investimento de alto custo, então se o profissional não for habilitado para usar corretamente, não vai fazer o objetivo dele que é a prevenção, e a gente sabe que um paciente quando desenvolve lesão por pressão aumenta o tempo de internamento, uso de antibiótico e complicações psicológicas, por isso a comissão de pele está fazendo a diferença porque pensa em qualificar os seus profissionais e uniformizar o tratamento para que todos falem uma linguagem só”, pontuou Maíra Lima.
Quem participou do encontro também destacou os avanços que o Huse vem passando na aquisição de novas tecnologias para o tratamento das lesões por pressão. “O Huse vem se atualizando no tratamento da lesão por pressão, trazendo novas tecnologias que são coadjuvantes na prevenção, reduzindo os riscos e agravos para nossos pacientes, além de garantir uma assistência de qualidade e reduzindo custos com o tratamento das lesões. A prevenção sem dúvida é o melhor caminho, o menos doloroso, menos dispendioso para a instituição com a redução do tempo de internação. Esse curso ministrado por profissionais gabaritados, nos trazem segurança e confiança no uso dessas novas tecnologias”, finalizou a enfermeira e gerente da Unidade de Tratamento de Queimados do Huse, Wandressa Nascimento.
Publicado: 17 de novembro de 2021, 13:13 | Atualizado: 17 de novembro de 2021, 13:14