Capacitação para coleta e analise de amostras de água reúne técnicos de 46 municípios

Durante a capacitação para coleta de amostras de água, coordenada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em parceria com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os gestores destacaram a importância da uniformização dos procedimentos para garantia da qualidade das análises do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), do Ministério da Saúde (MS). O evento nesta terça-feira, 25, contou com a participação de profissionais de 46 municípios do Estado de Sergipe.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mércia Feitosa, o momento é essencial para promoção da qualificação dos municípios. “Realizamos essa vigilância ambiental da água onde existe um sistema especifico que é o Vigiágua. Essas coletas geram informações que alimentam o sistema, uma ferramenta de planejamento das ações. Vamos fazer essa avaliação e fortalecer esse planejamento junto aos municípios para alcançar êxito no monitoramento da água”, comentou.

A diretora Geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Luciana Déda, salientou a importância das parcerias para formação dos profissionais. “Esse trabalho segue programas e portarias do Ministério da Saúde”, disse ao ressaltar que este “é um momento para troca de informações para a prática de suas rotinas nos laboratórios dos municípios e uma oportunidade de agregar conhecimento com os profissionais do serviço de Bromatologia, responsáveis por estas análises no Lacen”, frisou.

O primeiro tema da capacitação detalhou a portaria 2.914 de 12/12/2011, do Ministério da Saúde, de consolidação nº 5, Parâmetros da Água e Interpretação dos Dados. Na ocasião, o gerente estadual de Vigilância em Saúde Ambiental, Alexsandro Xavier Bueno, abordou os aspectos técnicos referentes aos conceitos e atribuições dos municípios e os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano, do programa Vigiágua.

“Essa capacitação visa proporcionar conhecimento técnico sobre todos os procedimentos para coleta, acondicionamento, transporte e análises da água que será consumida pela população e, consequentemente, reduzir as possibilidades de enfermidades transmitidas pela água”, esclareceu o gerente.

Prática

Em seguida, os profissionais conheceram o passo a passo do Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), módulo ambiental, destinado ao cadastro de amostras, bem como a importância das informações estarem no sistema. Os trabalhos do dia foram encerrados com uma demonstração prática de como realizar a coleta de água para análises. A capacitação prossegue nesta quarta-feira, 26, no horário das 8h30, às 12 horas, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde.

Publicado: 25 de junho de 2019, 15:01 | Atualizado: 25 de junho de 2019, 15:35