Campanha antirrábica imuniza mais de 200 mil cães em Sergipe
Por Bárbara Krusherwisky
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual da Raiva, divulgou os dados da Campanha de Vacinação contra a Raiva, que teve início no mês de março e foi finalizada no mês de abril. O Estado possui um quantitativo de 245.7707 cães e 76.928 gatos registrados. A campanha deste ano teve um grande desempenho e conseguiu ultrapassar a meta de 80%, vacinando 207.695 cães e 62.655 gatos, atingindo aproximadamente 85% da população estimada de cães.
A raiva é uma doença causada por um vírus de grande importância epidemiológica por apresentar letalidade de quase 100%. A doença acomete os mamíferos, incluindo o homem.
“A Campanha de Vacinação contra a Raiva é a forma mais eficaz de prevenção da doença. É necessária a imunização dos nossos animais domésticos para evitar a propagação da doença”, salienta Monique Santana, técnica responsável pelo Programa da Raiva da SES.
A técnica adverte que todo animal que apresenta mudança de comportamento como agressividade ou paralisia, que são sintomas para raiva, deve ficar isolado e em observação no período de 10 dias, com direito a alimentação.
Caso o animal venha a óbito é preciso solicitar ao município o exame laboratorial para raiva, pois esse só pode ser feito após a morte dele.
Ainda segundo Monique Santana, o último caso registrado de óbito por raiva em humanos em Sergipe foi no ano de 2005, mas no Brasil continuam sendo registrados casos anualmente.
“A raiva é letal nos seres humanos. Se alguém for mordido ou arranhado por cães, gatos, morcegos, macacos, raposas e outros mamíferos, é imprescindível procurar imediatamente um posto de saúde para iniciar o tratamento específico, que é feito através de vacinas que agem contra o vírus”, completa Monique.
Publicado: 10 de maio de 2016, 18:44 | Atualizado: 10 de maio de 2016, 18:44