Camisildo levará prevenção à abertura dos festejos juninos de Areia Branca
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa ISAT/Aids, leva nesta sexta-feira, 31, na abertura dos festejos juninos de Areia Branca, a mensagem da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Presença quase obrigatória nos grandes eventos, o Camisildo – veículo de apoio às ações do programa -, estará ao lado dos apaixonados por forró para lembrá-los sobre a prevenção combinada e reforçar que as ISTs são infecções graves, que precisam ser evitadas.
De acordo com o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, na prevenção combinada evidencia-se que o preservativo não é a única forma de evitar a transmissão do HIV. Existem as estratégias Profilaxia Pós-exposição e Profilaxia Pré-exposição. “Estaremos com o Camisildo nos festejos juninos de Areia Branca para difundir e propagar as formas que as pessoas têm de evitar o contágio com as infecções sexualmente transmissíveis, não só com o vírus da Aids, mas as hepatites virais e a sífilis”, disse Almir.
Almir Santana destacou que neste período o programa estará afinado com os municípios que irão realizar os festejos juninos, dando-lhes suportes na distribuição de preservativos e repassando peças da campanha junina, como camisas e porta-camisinhas. “Entre 20 e 30 de junho, vamos ter participação no Arraial do Povo, na Orla. Teremos um estande com preservativos, a unidade móvel Fique Sabendo para o teste rápido das ISTs e o Camisildo”, adiantou.
Publicado: 31 de maio de 2019, 16:16 | Atualizado: 31 de maio de 2019, 16:16