Brigada Itinerante Estadual já visitou mais de 51 mil imóveis em Sergipe este ano
Por Ítalo Duarte
O trabalho do Governo do Estado de combate ao Aedes aegypti vem demonstrando cada vez mais eficiência com a formação da Brigada Itinerante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Diariamente, os agentes de endemias viajam aos municípios para a realização de visita às casas, respeitando uma programação elaborada pela SES, que se baseia em índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
Só este ano, segundo dados da Coordenação de Promoção e Prevenção à Saúde (Copps), foram 51.943 imóveis trabalhados em todo o Estado. A partir dessas visitas, que ocorreram em 34 municípios até março de 2016, os agentes de endemias da Funesa conseguiram tratar 9.174 criadouros e eliminar 53.493 deles.
Segundo Liliane Trindade, coordenadora de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, “a Brigada Estadual Itinerante atua em todo o território sergipano, mas preferencialmente nos municípios que apresentam médio e alto índice de infestação. Atualmente, a equipe é formada por 94 agentes de endemias e mais dois supervisores de campo”.
Para o diretor-geral da Fundação, Adriel Alcântara, a Brigada Itinerante é o “principal exército” na guerra contra o mosquito. “A população não pode deixar acumular água em áreas e recipientes descobertos. O que parece ser inofensivo, pode ser o ambiente perfeito para a proliferação do Aedes aegypti. 82% dos focos de reprodução dos mosquitos estão dentro das nossas casas ou apartamentos”, orientou.
A programação da Brigada Itinerante para 2016 não p ara. Em abril, além de General Maynard, visitado na última sexta-feira, dia 1, mais 12 municípios recebem a força-tarefa de agentes de endemias. São eles: Cristinápolis, Nossa Senhora das Dores, Moita Bonita, Japoatã, Pedrinhas, Riachuelo, Santana do São Francisco, São Cristóvão, Umbaúba, Boquim, Estância e São Miguel do Aleixo.
Publicado: 5 de abril de 2016, 14:28 | Atualizado: 5 de abril de 2016, 14:28