Biblioteca da Funesa recebe doações de 27 títulos da área de Medicina
Por Kitéria Cordeiro
A Biblioteca da Escola Técnica do SUS em Sergipe (ETSUS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gerenciada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), recebeu hoje, 17, uma doação de 27 títulos da área de Medicina. O doador dos livros foi do médico do Ambulatório de Referência Estadual em Tuberculose e Hanseníase, Adriano Couto Souza.
A Biblioteca, que é mantida pela Funesa, foi implantada no início do ano de 2012 e possui um acervo variado, com predominância de títulos nos campos da Saúde e Educação. Segundo informações do educador do Núcleo de Pesquisas Científicas da Funesa (NPC/Funesa), professor Francisco Santana, “o Dr. Adriano Couto é desses profissionais estudiosos, competentes, humanistas, abnegados e comprometidos com a causa da Saúde Pública e, consequentemente, com o Sistema Único de Saúde”.
“A minha experiência de convívio com o doador remonta o período 2013 a 2015, quando o mesmo integrou o Núcleo Técnico Científico do Programa Telessaúde Brasil Redes de Sergipe, na condição de Teleconsultor Médico”, lembrou Francisco.
Adriano Couto afirmou, ainda, que esta foi uma oportunidade que produziu dupla satisfação, pois não só estará contribuindo com a formação de futuros trabalhadores do SUS, como também uma forma de retribuir à Funesa pela maneira gentil e respeitosa que foi tratado quando atuou como Teleconsultor Médico do Programa Telessaúde.
Com o objetivo de enriquecer e valorizar o acervo, a Biblioteca da Funesa recebe doações tanto de Pessoa Física quanto Jurídica. Para iniciar o processo, o interessado deve fazer as doações bibliográficas na sede da Funesa, situada à Travessa Basílio Rocha, nº 33, bairro Getúlio Vargas.
São livros técnicos e pedagógicos atualizados, além das revistas que são enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). O acervo está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, para os discentes da Escola Técnica, bem como funcionários da Funesa e de todas as Unidades de Saúde do Estado. Outras pessoas também podem usufruir do conhecimento, porém internamente, não podendo levar o livro para casa.
O coordenador da Escola do SUS, Alessandro Reis, falou da importância da Biblioteca para os discentes e demais usuários. “O acervo disponibilizado contempla as exigências pontuadas nas ementas dos planos de cursos dos cursos técnicos. Desta forma, serve de suporte para os docentes e estudantes, além de estimular o hábito de leitura e desenvolver habilidades para pesquisa”, afirmou.
Alessandro Reis disse que doações para completar o acervo são sempre bem-vindas. “Quem tiver livros que possam doar pode entregar na sede da ETSUS, na Funesa, porém não é qualquer tipo de doação, visto que a Escola possui um público-alvo específico, apenas nas áreas de Educação e Saúde Pública. O acervo é montado conforme público-alvo, a exemplo, Técnico em Saúde Bucal, os livros são de Odontologia, Técnico em Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Cartografia Pública, Literatura, Sociologia e áreas afins.”
Publicado: 17 de maio de 2016, 20:05 | Atualizado: 17 de maio de 2016, 20:05