Banco de Leite Marly Sarney destaca os benefícios da amamentação

Por Júnior Matos

Banco de leite (1)Considerado um grande ato de amor, a amamentação proporciona inúmeros benefícios para a formação do bebê desde o primeiro dia de vida e aumenta o vínculo afetivo maternal. É a alimentação mais completa e, ainda, um ato natural e fisiológico.

 

De acordo com Hélia Karla Agapito, gerente do Banco de Leite Humano (BLH) Marly Sarney, é na amamentação que a mulher se sente mais segura. “Ele é necessário para o aumento da ligação entre mãe e bebê, e ainda proporciona mais conforto. Também é na amamentação que as mulheres perdem boa parte do peso adquirido durante a gestação e ainda garantem o futuro saudável do bebê”, pontua.

 

A gerente reforça a importância da criança ser apenas alimentada com o leite materno até os seis primeiros de vida. “Quando o leite de vaca ou artificiais é ofertado para criança ao invés do leite materno, o organismo é agredido, o que aumenta a probabilidade de desencadear alergias e inúmeras doenças como: asma, rinite, bronquite, entre outras”, esclarece.

 

Fases do Leite Humano

 

O leite de cor mais amarelada e que é fornecido pelas mães nos primeiros sete dias de vida do bebê é chamado de colostro. “É justamente esse leite que, muitas vezes, é desconsiderado pela mãe e chamado de “fraco”. Ele contribui na proteção do trato gastro-intestinal do bebê e é composto por proteínas, lactose, água e imunoglobolinas que são considerados nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê”, avalia Hélia Karla Agapito.

 

Entre o 7º e o 15º dia de vida do bebê, o leite é denominado de “Transição”. Já a partir do 15º dia de vida do bebê, o leite passa a ser “maduro”. “Ele apresenta a cor branca no tom mais próximo que conhecemos de maneira habitual e apresenta aspecto e composição diferentes do colostro. O de ‘transição’ contém ainda mais água, sais minerais e vitaminas, um pouco de gordura matando inicialmente a sede do bebê. À medida que o bebê vai mamando e consegue extrair mais gordura saciado a sua fome, a mãe deve ofertar uma mama a cada mamada evitando mudar a cada 15 minutos”, reforça Hélia Karla.

 

HELIA Banco de leite (2)Mitos e Verdades

 

O ato da amamentação é cercado por mitos e verdade. Entre as principais dúvidas entre as mães que amamentam estão: ‘canjica e cerveja preta estimulam a produção do leite’?

 

“A mãe que está amamentando deve tomar bastante líquidos (pelo menos 1 litro por dia) para garantir uma boa hidratação, que é importante para a produção de leite. Não há comprovação científica de que determinados líquidos ou alimentos possam aumentar o leite. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante a amamentação, pois o álcool passa para o leite prejudicando a saúde do bebê”, afirma Hélia Karla.

 

Já o stress também pode ser considerado um fator de risco para a amamentação. “O medo, a dor, a insegurança, são fatores que aumentam a adrenalina e, consequentemente, diminuem a produção de leite”, explica a gerente.

 

Importância da Doação de Leite Humano

 

Por dia, cada mãe pode produzir entre 800ml a 1 litro de leite, o suficiente para alimentar bem o bebê. Porém, ao observar excesso, as mães que desejam ser doadoras devem se dirigir ao Banco de Leite Humano.

 

“É preciso reforçar que, quanto mais se doa, maior será a produção, ou seja, não faltará leite para o bebê da mãe doadora. O empedramento do leite e dores nos seios podem indicar o excesso. Por isso, é muito importante que as mulheres procurem os bancos de leite humanos, ou postos de coleta de leite humano. Lá, elas aprenderão as técnicas de manejo e fará a primeira doação de leite materno se assim desejar. Já as próximas doações acontecem na casa da própria mãe doadora, ou seja, ela mesma retira no horário mais conveniente e o Banco de Leite, após cadastro, ligará para fazer a coleta ”, finaliza Hélia Karla Agapito.

 

Endereços:                 

Banco de Leite Humano Marly Sarney

Endereço: Rua Recife, s/n, bairro José Conrado de Araújo, ao lado da antiga Maternidade Hildete Falcão.

Telefones: (79) 3226-6335/6337

 

Sala de Manejo da MNSL

Endereço: Anexo a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Zona Oeste de Aracaju)

Telefone: (79)3225-8650

Publicado: 11 de maio de 2016, 15:10 | Atualizado: 11 de maio de 2016, 15:10