Banco de Leite Humano inicia ações do Agosto Dourado com Mamaço na MNSL
O tema da campanha este ano é ‘Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis’
O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), promove ações alusivas ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento humano. A principal atividade será o ‘Mamaço: Bota a criança para mamar’, que será realizado no dia 11 de agosto, na MNSL.
O Mamaço é o nome de um evento mundial, onde as mães com seus bebês se reúnem para amamentar simultaneamente, e serve para compartilhar vivências e tirar dúvidas com profissionais especialistas sobre o assunto. A Rede Brasileira de Bancos de Leite e postos de coleta reúnem-se, mundialmente, para fazer ações que promovam, mais uma vez, a conscientização da amamentação exclusiva. Este ano, o evento vai acontecer na MNSL e vai contar com a presença do pediatra João Alberto e com a equipe do projeto Palhaços de Propósito.
Para a coordenadora do BLH, Bárbara Reis, tanto a campanha do Agosto Dourado como a Semana Mundial do Aleitamento Materno são importantes para incentivar o aleitamento humano. “É essencial, também, que os profissionais abracem essa causa. Sabemos que é um trabalho de formiguinha, mas precisamos nos inteirar sobre o aleitamento, sobre os processos inflamatórios e um pouco da fisiologia mamária para poder dar um apoio, tanto na parte emocional quanto na parte técnica, para essas mulheres que não tiveram informações suficientes sobre a amamentação”, explicou.
Segundo a coordenadora, o tema deste ano fala dos sistemas sustentáveis, do meio ambiente e da rede de apoio que a mãe precisa ter para amamentar exclusivamente até os 6 meses. “Então, vamos, mais uma vez, fazer uma programação diferente para chamar a atenção da população, dos nossos colaboradores, dos enfermeiros, dos médicos, enfim, de toda a equipe que abarca a maternidade, para que possamos todos juntos, abraçar essa causa”, completou.
Programação
Na quarta-feira, 6, às 19h30, será realizada palestra sobre ‘A importância do leite humano na prevenção de enterocolites’ com a referência técnica da Neonatologia da MNSL, a médica Nathalie Nissink, no auditório da maternidade. Em 11 de agosto acontecerá o Mamaço na maternidade, às 9h e no mesmo dia, às 19h30 terá uma palestra online com a pediatra Izailza Matos.
No dia 12 de agosto haverá, pela manhã, um evento no auditório da SES da Rede Estadual de Bancos de Leite e Postos de Coleta. No dia 13 ocorre um evento no Ipesaúde; em 18 de agosto terá a inauguração da Sala de Apoio a Amamentação do município de Estância; e de 22 a 27, terão atividades nas unidades básicas de saúde de Nossa Senhora do Socorro, de São Cristóvão e de Aracaju, onde técnicas do BLH foram convidadas.
Lei
A campanha Agosto Dourado foi instituída pela Lei Federal nº 13.345/17, e busca fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e sua manutenção até os 2 anos ou mais, além de promover o suporte às mães que amamentam. O nome ‘Dourado’ refere-se ao padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado o alimento ideal para os bebês nos primeiros meses de vida.




Fotos: Flávia Pacheco
Publicado: 1 de agosto de 2025, 08:57 | Atualizado: 1 de agosto de 2025, 11:56