Alunos de Enfermagem da UFS iniciam estágio na MNSL
Os acadêmicos acompanham as mães e os recém-nascidos na maternidade
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), por meio do Grupo de Apoio às Instituições de Ensino (GAIE), recebeu na manhã desta quarta-feira, 5, alunos do 6º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para iniciar o estágio curricular obrigatório supervisionado da disciplina Saúde da Criança e do Adolescente. Os acadêmicos vão passar cinco semanas na maternidade tendo o primeiro contato com as mães e os bebês recém-nascidos.
Os estudantes foram acolhidos pelo administrador do Núcleo de Educação Permanente da MNSL, Matheus Santos, que explicou sobre os projetos, rotinas e regras da maternidade. A enfermeira Maria do Carmo Pereira explicou que o GAIE promove o acolhimento dos estagiários das diversas áreas de saúde.
Para a professora do Departamento de Enfermagem da UFS e preceptora, Aglaé Araújo, o contato dos alunos com os pacientes da maternidade contribui para o aprendizado e desenvolvimento profissional deles. “É o primeiro contato com o neonato. Eles aprenderão como lidar com os recém-nascidos e com as mães, terão orientações sobre os cuidados, testes, aleitamento materno e vacinas, por exemplo”, explicou.
A paciente Carla Souza Lemos, 41, mãe do pequeno Tauan Souza Lemos Vital, nascido na última segunda-feira, 3, gostou da visita dos estagiários. “Achei interessante os estudantes iniciarem esse estágio, pois já os instrui na prática da profissão deles”, comentou.
Os alunos de Enfermagem acreditam que a experiência prática, acompanhando o dia a dia de trabalho da MNSL, será importante para a formação profissional. “A maternidade é uma referência no método canguru. Além disso, gostei da organização e achei o trabalho bastante proveitoso”, concluiu a acadêmica Maria Caroline Ribeiro.


Foto: Ascom SES
Publicado: 5 de julho de 2023, 16:46 | Atualizado: 5 de julho de 2023, 16:46