Ações sensibilizadoras fortalecem acolhimento no CER IV

Momentos de apoio, rodas de conversas e sessões de práticas integrativas são algumas das iniciativas

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV) vem desenvolvendo uma série de ações sensibilizadoras com foco nos usuários, acompanhantes, servidores e colaboradores terceirizados que atuam na unidade. As iniciativas visam promover o bem-estar entre os membros do Centro, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e contribuir com um ambiente ainda mais acolhedor, fortalecendo o acolhimento na unidade.

Por meio das ações, são oportunizados diversos momentos motivacionais e de integração, com a finalidade de proporcionar maior satisfação no desempenho das tarefas e melhoria na qualidade de vida dos assistidos, familiares ou responsáveis.

Ao longo do primeiro semestre de 2023  já foram realizados projetos como ‘Sala não espera’ e ‘Não aperte a minha mente. Libere o meu corpo’, além do ‘Espaço do Servidor’, conduzidos, respectivamente, pelo Serviço Social, Núcleo de Educação Permanente (NEP), e pelo setor de humanização do Centro.

“Essas iniciativas visam integrar todos os membros do CER IV, para que isso possa causar uma mudança que se expanda até a comunidade. A ideia da Educação Permanente é fazer com que as ações reverberem para a vida”, declara o gerente do NEP do CER IV, Zak Moreira.

Nas ações do ‘Saúde Não Espera’, foram desenvolvidas atividades terapêuticas, rodas de conversa, momentos de reflexão e autoconhecimento para os familiares e responsáveis dos assistidos pelo CER IV, além de atividades voltadas à geração de renda, como a Quermesse Junina.

Já para os servidores, foram instituídos encontros de acolhimento, troca de experiências e sessões de aromaterapia, massagem podal, reflexologia e relaxamento, dentro do Espaço do Servidor. Nas atividades práticas com os colaboradores terceirizados, foram realizadas dinâmicas para estimular a cooperação, rodas de conversa, atividades de consciência corporal, entre outras. Ao todo, foram 11 encontros no primeiro semestre.

Foto: Ascom SES

Publicado: 14 de julho de 2023, 12:46 | Atualizado: 14 de julho de 2023, 12:46