Ações do Programa Estadual de DST/Aids alertam para importância da prevenção

Por Luiza Sampaio

Programa Estadual DST-Aids (1)O Programa Estadual de DST/Aids realizou uma série de ações neste final de semana, com o objetivo de orientar e chamar a atenção da sociedade para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância da prevenção e do tratamento precoce.

No município de Siriri, por exemplo, o trabalho foi em ritmo de carnaval. Com uma banda de frevo puxando o grupo, agentes comunitários de saúde distribuíram camisinha e folhetos educativos, envolvendo a população na campanha de uma forma diferente e marcante.

Logo após o bloquinho de carnaval, o “camisildo” fechava o cortejo chamando atenção para o uso do preservativo. “Estivemos, inclusive, na feira da cidade. Foi um local de muita movimentação e onde conseguimos atingir um público diversificado”, conta o gerente do programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, o médico Almir Santana.

Na praça principal de Siriri, outra ação paralela. “Levamos a unidade móvel ‘Fique Sabendo’ para a realização dos testes rápidos para Aids e Sífilis. Foi um sucesso”, completa o gestor.

Foram realizados cerca de 40 testes, nenhum positivo, em uma ação que envolveu prevenção, mobilização para o diagnóstico precoce e orientação da população.

Feira de Verão

Desde a última quarta-feira, 20, o Programa de DST/Aids realiza uma ação de mobilização em frente a Feira de Sergipe, que ocorre na Orla de Atalaia. Por lá, também foram realizados 149 testes rápidos de cada patologia: para Aids, Sífilis e Hepatite C, com a novidade da utilização do fluido oral para o teste de HIV.

“Registramos sete testes reagentes para Sífilis, um para Aids e mais um para Hepatite”, informa Almir Santana, ressaltando que a ação atendeu sergipanos e turistas.

“Inclusive, fomos muito elogiados pelos visitantes de outros estados, principalmente por causa da facilidade para a realização do procedimento.

“Eles destacaram a praticidade do teste e a preocupação da SES em estar presente em um espaço de festa, onde muitas pessoas se reúnem. Desta forma nós conseguimos atingir um público diversificado, inclusive com a participação de profissionais do sexo”, ressalta.

A Unidade Móvel voltará à Feira de Verão nesta semana, nos dias 28 e 29 de janeiro.

O gerente da SES esteve, ainda, nos três dias do Fest Verão, ocorrido em frente ao Shopping Riomar, no Bairro Coroa do Meio. Ele fez a distribuição de preservativo para o público do evento, em sua maioria formada por jovens, e reforçou a campanha de prevenção e diagnóstico precoce.

Publicado: 26 de janeiro de 2016, 16:33 | Atualizado: 26 de janeiro de 2016, 16:33