Ações da Saúde estarão presentes no Arraiá do Povo
Por Luiza Sampaio
Uma das maiores festas juninas do estado, o II Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo 2016 será aberto oficialmente nesta quinta-feira, 16 de junho. O evento, realizado pelo Governo do Estado, na Orla de Atalaia e no Espaço Gonzagão, no Conjunto Augusto Franco, reunirá centenas de pessoas por noite, em um ambiente de clara preservação das tradições.
Para aproveitar esse grande fluxo de sergipanos e turistas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) participará do evento com três importantes serviços da rede: o Programa Estadual IST/Aids, a Vigilância Sanitária e o Samu 192 Sergipe, este último dando suporte em caso de necessidade de urgência e emergência. Cada um deles disponibilizará ao público um serviço diferente, prezando, especialmente, pela prevenção e promoção da saúde.
Na área das Infecções Sexualmente Transmissíveis, a campanha terá informações sobre a Sífilis, HIV e Hepatites Virais, segundo informa o gerente do programa, o médico Almir Santana.
“Serão distribuídos materiais educativos, porta-camisinha, preservativo masculino e feminino, além de gel lubrificante”, detalha.
A unidade móvel também participará da festa, nos dias 17, 21, 26 e 29, realizando testes rápidos para os três tipos de infecção.
“A novidade da ação junina deste ano é o destaque para a importância da Prevenção Combinada. Além do uso da camisinha, ela inclui o tratamento antirretroviral como medida de redução dos riscos, a testagem regular do HIV, a Profilaxia Pós-Exposição ao vírus, que é o uso de medicamentos diante de uma situação de risco, o exame de HIV no pré-natal, medidas de redução de danos entre pessoas que usam álcool e outras drogas e o tratamento de outras IST’s”, esclarece.
Vigilância
A equipe da Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) também estará presente nos 15 dias de festa. Serão oito fiscais por noite, quatro deles vão atuar nas áreas de alimentação e meio ambiente, fiscalizando e orientando os donos de estabelecimentos e vendedores ambulantes desde a montagem das barracas, a recepção dos produtos e alimentos, até a comercialização deles.
“Os profissionais também estarão de olho nos fatores ambientais, como acúmulo de água e utilização e descarte de resíduos de maneira inapropriada. Será uma ação conjunta”, ressalta o diretor da Divisa, Antônio de Pádua Pombo, lembrando, inclusive, que a equipe esteve presente na montagem dos banheiros, para garantir que a estrutura fosse colocada de forma a não incomodar os transeuntes.
Outros quatro fiscais atuarão nas áreas de comunicação e informação, realizando ações educativas com o público da festa, além de tirar dúvidas dos próprios comerciantes, caso haja necessidade. A intenção, segundo explica Antônio de Pádua, é aproveitar o grande número de pessoas para esclarecer sobre o papel da Vigilância na promoção e prevenção a saúde.
“Todo tipo de demanda será acolhida pelos profissionais da Divisa. O que não for inerente à festa será repassado, posteriormente, para as áreas específicas”, garante. O diretor espera que os comerciantes e ambulantes entendam o papel dos fiscais, pois eles atuarão de maneira parceira. “O objetivo é um só: evitar, minimizar ou até erradicar o risco sanitário. Orientando todos e, se houver necessidade de alguma intervenção, faremos”, conclui.
Publicado: 15 de junho de 2016, 18:03 | Atualizado: 15 de junho de 2016, 18:03