Ações da campanha ‘Setembro Amarelo’ no Huse e HPM destacam cuidados com saúde mental
Palestras, encontros e cuidados contínuos reforçam a conscientização sobre o tema
A campanha do ‘Setembro Amarelo’ chama a atenção para os cuidados voltados à saúde mental. Em razão disso, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e o Hospital da Polícia Militar de Sergipe (HPM) realizaram diversas ações de conscientização e incentivo ao bem-estar durante todo o mês. A programação contou com palestras, encontros e cuidados contínuos com os pacientes, acompanhantes e colaboradores das unidades hospitalares.
No Huse, além do projeto Salva-Vidas desenvolvido pelo Serviço de Psicologia Hospitalar para atendimento psicológico aos pacientes, avaliação e encaminhamentos, o setor promoveu um bate-papo com a equipe assistencial da Unidade Pediátrica do Huse reforçando a importância da saúde mental. Já o setor de Humanização realizou visitas aos departamentos com a distribuição de folders, atividades de bem-estar e fomento ao debate sobre o tema.
O setor de Humanização conta com equipe médica e psicólogos, fornecendo suporte aos colaboradores. “Acreditamos que este cuidado tem que ser realizado durante todo o ano. Por isso, as nossas ações são frequentes e também cuidamos de quem cuida”, enfatizou a gerente do setor, Keyla Galdino. No próximo dia 8 de outubro, o setor realizará uma roda de conversa para falar sobre saúde mental, com musicoterapia e sorteio de brindes.
Outras ações
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Huse também organizou um momento de integração e cuidados para a equipe assistencial da unidade hospitalar, com a participação da psicóloga Daniela Veras. A profissional trouxe reflexões e dicas sobre o equilíbrio da vida profissional e pessoal.
“A nossa intenção foi trazer algo diferente para este mês porque sabemos que esses cuidados começam pela base. Pensamos em trazer uma profissional que pudesse abordar a temática e falasse sobre o equilíbrio em vários âmbitos com dicas e sugestões, evitando problemas como a depressão e ansiedade, além de ampliar o alcance da conscientização sobre a saúde mental”, destacou a gerente do NEP, Flávia Santos.
Para a psicóloga Daniela Veras, a maneira como as pessoas se relacionam acabam impactando na autoestima e na interação com o meio. “Costumo tratar esse mês como o mês de valorização da vida e o quanto podemos impactar positivamente a vida das pessoas. Todo mundo enfrenta questões relacionadas ao dia a dia. O importante é tentar conduzir os pensamentos para o bem-estar consigo e com o outro”, salientou.
Entre as dicas abordadas pela profissional no encontro estão o saber dizer ‘não’ e a prática de atividades que tragam o bem-estar, como atividade física, ouvir música ou ler um livro.
Eventos no HPM
O Hospital da Polícia Militar de Sergipe (HPM), gerenciado pelo Huse, também reuniu profissionais de saúde para enaltecer as campanhas ‘Setembro Amarelo’, de valorização da vida; e ‘Setembro Laranja’, de segurança do paciente. Por meio da gerência e das equipes de Psicologia, Serviço Social e Fisioterapia, a unidade promoveu o encontro “A importância da saúde mental para a segurança do paciente”. A abertura ficou por conta da coordenadora e gestora hospitalar, Débora Feitosa; e da gerente de Enfermagem, Sueli Menezes.
O evento trouxe momentos de reflexão abordando a importância do diagnóstico para a segurança do paciente, com a facilitadora e fisioterapeuta Shirley Bittencourt; e como sobreviver em meio à tempestade emocional baseado nos primeiros socorros psicológicos, com a facilitadora e psicóloga Karla Bezerra. O encontro teve ainda um momento de autoconhecimento na dinâmica ‘Expressando seus sentimentos’ com o facilitador Thenysson Silva, sorteio e distribuição de brindes.
Fotos Ascom SES
Publicado: 30 de setembro de 2024, 16:58 | Atualizado: 30 de setembro de 2024, 16:58