Ação itinerante facilita acesso a serviços de saúde durante ‘Sergipe é aqui’ em Graccho Cardoso

A iniciativa tem se consolidado como uma ferramenta fundamental para o acesso dos sergipanos a consultas, exames, testes rápidos e avaliação odontológica

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve presente na 55ª edição da ação itinerante ‘Sergipe é aqui’, nesta sexta-feira, 22, no município de Graccho Cardoso. A iniciativa tem se consolidado como uma ferramenta fundamental para o acesso dos sergipanos a consultas, exames, testes rápidos e avaliação odontológica, sobretudo em cidades mais distantes dos grandes centros. 

Durante a ação, os moradores puderam contar com consultas médicas e exames preventivos como lâmina e transvaginal ,para mulheres, e ultrassonografia de próstata e vias urinárias, para os homens. O público também teve acesso a testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C na unidade móvel “Fique Sabendo”, além de avaliação odontológica voltada à prevenção de câncer bucal. 

O zelador Marcos de Santana, aproveitou a passagem do ‘Sergipe é aqui’ por Graccho Cardoso para realizar exames preventivos. “Ter esse serviço perto de casa facilita muito o nosso acesso. Hoje, vim fazer a ultrassonografia da próstata sem precisar me deslocar para outra cidade. Isso é um ganho enorme para nós, moradores do interior”, relatou. 

A lavradora Renilda Sousa concordou com a facilidade dos serviços. “A gente que trabalha no campo nem sempre tem tempo de ir até a cidade para cuidar da saúde. Com o ‘Sergipe  aqui’ vindo até nós, ficou tudo mais fácil. Fiz o teste rápido e recebi orientação sobre as infecções sexualmente transmissíveis e agora estou tranquila sabendo que estou em dia com minha saúde”, contou. 

Outros serviços

O evento também contou com outros serviços essenciais para a saúde da população do município. Entre os serviços ofertados pelo Laboratório Central de Sergipe (Lacen) estão exames sorológicos para diagnóstico de dengue, zika, chikungunya e toxoplasmose, com destaque para o atendimento a gestantes pelo Programa Protege. Já o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reforçou a importância da doação de sangue e realizou cadastro de doadores de medula óssea.

Ainda foram ofertadas avaliações odontológicas por meio do Sorrir Sergipe que tem o intuito de detectar precocemente o câncer de cavidade oral, conhecido popularmente como câncer de boca. Durante a avaliação, os pacientes que apresentarem lesões suspeitas ao câncer passarão pelo olhar direcionado de um cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista, sendo encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs).

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV) esteve na ação com a distribuição da Cartilha do Usuário, e orientando a população sobre os serviços realizados na unidade. 

A dona de casa Maria José Santos, aproveitou para retirar a cadeira de rodas do seu filho. “Considero muito positivo, pois só quem precisa saber da importância que a cadeira possui para alguém com necessidades. É uma iniciativa significativa e humana para o meu filho que é acamado, onde trará mais dignidade em sua locomoção no dia a dia”, considerou. 

Fotos: Felipe Goettenauer

Publicado: 22 de agosto de 2025, 12:28 | Atualizado: 22 de agosto de 2025, 12:28