Nova base descentralizada do Samu 192 Sergipe será instalada na UFS

Por Júnior Matos

SAMU_UFSGarantir a assistência pré-hospitalar cada vez mais qualificada e com excelência no tempo resposta. É com esse objetivo que a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) localizada na sede do município de São Cristóvão, será transferida para o Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“O espaço físico da nova base descentralizada do Samu ofertada pela UFS servirá como apoio às equipes de intervenção. Em uma parceria entre a UFS, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), o espaço terá pequenas adequações como a colocação de cobertura para as ambulâncias, padronização visual e operacionalização do serviço. Esses foram temas de uma reunião ocorrida entre a Superintendência e Técnicos do SAMU, com o reitor da UFS, Ângelo Antoniolli”, destaca a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

A ação, já aprovada pela instituição de ensino, tem como principal finalidade aprimorar ainda mais a  assistência ofertada aos pacientes que necessitem atendimento de urgência  e dinamizar o tempo/resposta. A nova estrutura será contemplada com salas de repouso, espaço para leitura, dormitórios e copa.

“O objetivo da mudança da base descentralizada, onde será encaminhada uma USA e uma USB, se faz em virtude de fortalecer os atendimentos da região e a melhoria do acesso ao município de São Cristóvão e povoados circunvizinhos. No Campus da UFS há três acessos com rota de fuga eficaz para o Conjunto Eduardo Gomes, bairro Santa Maria e São Cristóvão”, complementa.

 

Iniciativa

A  ação visa assegurar a assistência a população com equidade, integralidade e garantia de acesso, beneficiando à população e toda extensão do município de São Cristóvão, rodovia Estadual João Bebe Água,  alguns bairros importantes como Eduardo Gomes, Roza Elze, Tijuquinha, Lafayete Coutinho, Luís Alves entre outros.

“Também serão beneficiados os profissionais, professores e estudantes da UFS e a população de mais de 100 mil pessoas (incluindo a população de São Cristóvão – 78.864 hab – e a população universitária – 30 mil)” explica a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

A parceria firmada entre a UFS e a SES/FHS dará início a uma nova proposta de integração e interação da sociedade, onde os profissionais terão uma base descentralizada com excelência no padrão de ambiência, segurança e acolhimento por parte do quadro diretor da Universidade. As propostas como educação em serviço como projetos de promoção e prevenção serão discutidos entre a superintendência do SAMU e o reitor da UFS.

Ao todo, 42 profissionais do Samu 192 Sergipe atuarão na base descentralizada que será instalada na Universidade Federal de Sergipe.

“Já por plantão serão seis profissionais que atuarão em Unidades de Suporte Básico (USB) e Avançado (USA)”, declara Conceição.

Publicado: 1 de março de 2016, 18:48 | Atualizado: 1 de março de 2016, 18:48