Saúde reúne municípios para discutir controle da leishmaniose canina
O encontro com os coordenadores municipais de campo e médicos veterinários teve o intuito de alinhar ações para implementação do Programa de Leishmaniose Canina
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu nesta quarta-feira, 19, uma reunião virtual junto aos 75 municípios para discutir a implementação da Vigilância e Controle da Leishmaniose Canina.
De acordo com a referência técnica da Leishmaniose, Rita Castro, a reunião serviu para reunir os municípios que possuem interesse em implementar o programa. “A vigilância da assistência ao paciente já existe junto com a Atenção Primária. Então, esse momento serve para reunir os municípios que possuem interesse em implementar e fazer a busca ativa desses cães”, explicou a referência técnica.
Durante a reunião com os coordenadores municipais de campo da Vigilância Epidemiológica e médicos veterinários foi feito o alinhamento de ações referentes ao Programa de Leishmaniose Canina como o controle e proteção de reservatórios.
A referência técnica ressaltou que a Secretaria presta assistência aos municípios. “Eles recebem apoio em relação ao tratamento dos casos humanos que chegam nos hospitais, pois a diretriz do Ministério da Saúde é voltada para assistência dos casos humanos. Então, a gente presta essa assistência, faz o monitoramento desses pacientes e orienta os municípios nessa implementação de como fazer a coleta, capacitações de campo ou orientações do armazenamento das amostras de sangue”, contou.
Foto: Flávia Pacheco
Publicado: 19 de julho de 2023, 18:40 | Atualizado: 19 de julho de 2023, 18:40