Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atende pacientes de Sergipe e estados vizinhos
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atende não só os pacientes de Aracaju, mas os que vêm do interior de Sergipe e de estados vizinhos. As gestantes, que não são classificadas como alto risco, são transferidas para outras unidades que atendem o perfil de risco habitual.
Em janeiro e fevereiro de 2021, foram atendidos 2.288 pacientes, destes, 1.035 foram internados na instituição e 1.253 não foram admitidos, tendo sido atendidos pela equipe de enfermagem obstétrica, e submetidos a classificação de risco, onde foram caracterizados, como risco habitual, conforme o relatório gerencial das pacientes na MNSL.
A Instituição possui uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psiquiatras, psicólogos, psiquiatras, geneticistas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros profissionais. A gerente da Admissão, Adhara Bento Fraga, disse que a paciente quando chega na MNSL é encaminhada para a recepção, onde é identificada.
“A gestante preenche a ficha e, em seguida, é atendida pela equipe de enfermagem. Após essa etapa é classificada como risco habitual, risco de baixa complexidade, ou risco de alta complexidade, caracterizado pelos sinais, sintomas, exames e pelas queixas principais”, explicou Adhara.
Adhara observou que as pacientes passam por testes de HIV, sífilis, doenças sexualmente transmissíveis. “Conforme o protocolo da MNSL, todas as usuárias admitidas na maternidade, de imediato realizam os testes”, disse a enfermeira da admissão. De janeiro a dezembro de 2020, a MNSL contabilizou 15.154 atendimentos dessas, 6.758 pacientes admitidas e 8.396 receberam alta após avaliação ou foram liberadas para o pré-natal. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700. O telefone para contato é o (79) 3225-8650.
Publicado: 25 de março de 2021, 15:25 | Atualizado: 25 de março de 2021, 15:25

