Fonoaudiólogos celebram o dia auxiliando no tratamento de pacientes do Hospital João Alves

O Dia do Fonoaudiólogo é comemorado nesta quarta-feira, 9 de dezembro. Esses profissionais são responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita, além das funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. No âmbito hospitalar, para os pacientes internados, esse trabalho vai além, como é o caso de alguns pacientes internados no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho, que sofrem com sequelas de um AVC, prevenindo a pneumonia broncoaspirativa e agravos de vias alternativas de alimentação, além de auxiliar diretamente pacientes que sofrem com disfagia.

O fonoaudiólogo do Hospital João Alves Filho, Arthur Brito Marcelino, destaca o papel da fonoaudiologia nesse cuidado intra hospitalar também ao paciente com AVC agudo e agradeceu a gestão pela aquisição de uma nova sala para os profissionais que passa a ser uma referência para a categoria.

“Os pacientes com AVC, TCE e outras doenças neurológicas, atendidos aqui no hospital, normalmente cursam com quadro de disfagia e alterações da comunicação. Os quadros de disfagia podem ser leves, moderados ou graves, sendo necessário intervenção, reabilitação e uso de via alternativa alimentar para que esse paciente consiga hidratar e nutrir de forma adequada e sem risco de desnutrição, desidratação e pneumonia aspirativa. Quero agradecer a gestão pela sala que nos foi concedida e que será útil para reuniões científicas e discussão de casos clínicos, armazenamento dos nossos materiais e conforto dos profissionais”, enfatizou o fonoaudiólogo.

Disfagia

A disfagia é um distúrbio de deglutição que pode ocorrer do recém-nascido ao idoso. Quando não tratada adequadamente, a disfagia pode levar o paciente à desnutrição, desidratação, pneumonia aspirativa e até a morte. Atualmente, o Hospital João Alves Filho conta com uma equipe de 11 fonoaudiólogos que atuam nas UTI’s adulto e infantil, enfermarias, oncologia e pronto socorro. É um trabalho fundamental no tratamento dos pacientes que necessitam do serviço e, principalmente, o traqueostomizado. O desmame do traqueóstomo reduz custos e o tempo de internação do paciente.

A analista de sistema, Verônica Santana, 46, acompanha o pai que passou por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e passou a ter dificuldade para se alimentar. A jovem conta que foi o apoio de um fonoaudiólogo que ajudou em muitos questionamentos. “É muito importante quando o profissional vem visitar o meu pai, eu aproveito para tirar todas as minhas dúvidas. Pra mim tudo é muito novo, imagina pra o paciente que sente a dificuldade. Eles me orientam direitinho, são pacientes e tiram muitas dúvidas. Quero aproveitar e parabenizá-los pela passagem do seu dia”, disse Verônica Santana.

Publicado: 9 de dezembro de 2020, 15:45 | Atualizado: 9 de dezembro de 2020, 15:45