Para ser doador de plaquetas é necessário a realização de teste

Dentre os critérios exigidos, é necessário que o voluntário seja um doador de sangue frequente e que o exame de hemograma para contagem de plaquetas, apresente resultado acima de 220 mililitros cúbicos. Os irmãos Patrícia e Gilberto Góes Vieira, além de atenderem aos critérios, realizam a doação de plaquetas por entender que a ação é positiva para os pacientes que necessitam da transfusão desse componente do sangue.
Nesta sexta-feira, 16, o motorista Gilberto Viera realizou mais uma doação de plaquetas com o auxílio da máquina de Aférese. Ele disse que foi estimulado a fazer o procedimento pela irmã, que é doadora de sangue e técnica de laboratório do Hemose. “Eu já sou doador de sangue e minha irmã me perguntou se eu queria ser um doador de plaquetas. Depois das explicações que ela me forneceu, decidi ver como era o processo, e, em 2013, fiz a minha primeira doação de plaquetas e sempre que sou convocado a doar, eu venho”, afirmou.
O procedimento é seguro e acompanhado por profissionais do Hemocentro durante todo o tempo que o doador está conectado ao equipamento de Aférese para retirada das plaquetas. “O principal benefício para o doador é que nas doações de plaquetas a perda de hemácias é muito reduzida. E para o paciente que precisa de plaquetas, é receber um produto com mais qualidade. Sendo que, ao invés de receber plaquetas de até dez doadores, esse paciente receberá plaquetas de um único doador”, detalhou a técnica de enfermagem, Jane Cleide Conceição Santos Loiola.
Conforme ainda a profissional, todo o processo de doação de plaquetas por Aférese dura em média 90 minutos. “É um método totalmente seguro, em até 48 horas o organismo repõe as plaquetas doadas. Ou seja, em apenas dois dias esse voluntário pode realizar uma nova doação de plaquetas”, conclui Jane Cleide.
Pacientes
A doação de plaquetas atende pacientes com doenças que afetam diretamente a medula óssea, benignas ou malignas, ou aquelas cujo tratamento agride e prejudica a produção de glóbulos da medula óssea, a exemplo das quimioterapias para tratamento do câncer. Também pode correr a necessidade da transfusão de plaquetas em cirurgias cardíacas e transplante de órgãos, dentre outros.
Plaquetaferese
Para mais informações sobre a doação de plaquetas por Aférese o voluntário pode entrar em contato com o serviço de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, pelo email: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br ou através dos telefones (79): 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Publicado: 16 de fevereiro de 2018, 17:05 | Atualizado: 16 de fevereiro de 2018, 17:05