Hospital do Câncer de Sergipe renova esperança e garante estrutura moderna aos pacientes oncológicos
Primeiro setor ativado na nova unidade foi o de quimioterapia adulta
A saúde de Sergipe vive um novo momento com o novo Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas (HCS). Nesta primeira fase, a unidade funciona exclusivamente com o serviço de quimioterapia para adultos. O objetivo é que o Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) seja transferido de forma gradual para a nova unidade, ampliando e qualificando ainda mais o atendimento oncológico no estado.
Entre os pacientes atendidos no HCS está o pescador Elisvaldo dos Santos, de 49 anos, morador do município de Gararu, diagnosticado com câncer de estômago há um ano. Ele relata que iniciou o tratamento de quimioterapia no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e destacou a melhoria com a transferência do serviço para o Hospital do Câncer.
“Estava fazendo a quimioterapia lá no Huse e estou gostando do atendimento que a nova unidade tem ofertado. A estrutura é moderna e oferece muito mais conforto, que é o que os pacientes oncológicos merecem durante esse momento delicado, a fase da quimioterapia”, afirmou Elisvaldo.
Quem compartilha do mesmo sentimento é a paciente Jhennefer Beatriz Nascimento, de 26 anos, do município de Nossa Senhora do Socorro. Ela é uma das pessoas que encontraram no Hospital do Câncer um suporte essencial para o tratamento. Diagnosticada com mola hidatiforme, ela relata que a doença atingiu o útero e o ovário e, posteriormente, evoluiu para os pulmões.
“O câncer de mola atinge o útero e o ovário e, no meu caso, subiu para os dois pulmões. Eu fazia o tratamento de quimioterapia no Huse e a transferência do serviço para o HCS foi fundamental, pois é um hospital exclusivo para oncologia e traz um conforto que realmente precisamos”, destacou.
Estrutura moderna
O Hospital do Câncer possui uma estrutura ampla e moderna, composta por 230 leitos. Destes, 135 leitos para internação hospitalar, distribuídos em 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos UTIs Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102 de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.
Além disso, o hospital também conta com 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento), com leitos de estabilização e de observação adultos e pediátricos e 75 leitos dedicados ao setor de quimioterapia, sendo 60 para adultos, 14 pediátricos e um de isolamento.
Mudança gradativa
O primeiro setor ativado na nova unidade foi o de quimioterapia adulta. Na sequência, de forma gradual, o ambulatório geral também será transferido para o Hospital do Câncer. Com a implantação da Parceria Público-Privada (PPP), atualmente em fase de licitação, o processo de mudança será concluído e, após a homologação, todo o Centro de Oncologia do Huse passará para a nova unidade, encerrando definitivamente os serviços oncológicos no hospital de urgências. No momento, o HCS funciona exclusivamente com o setor de quimioterapia. Já os demais serviços oncológicos, seguem sendo realizados no Huse.




Publicado: 26 de dezembro de 2025, 16:32 | Atualizado: 26 de dezembro de 2025, 16:32