Maternidade Nossa Senhora de Lourdes já emitiu mais de 130 Carteiras de Identidade para recém-nascidos e genitores em Sergipe
Unidade é a primeira maternidade do Brasil a oferecer, de forma gratuita, a emissão da Carteira de Identidade Nacional Neonatal ainda durante a internação
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o Instituto de Identificação de Sergipe e outros órgãos parceiros, já emitiu 130 Carteiras de Identidade Nacional para recém-nascidos e seus genitores, quando estes ainda não possuíam o documento atualizado. A iniciativa, que foi incorporada à MNSL em novembro, é inédita em nível nacional e garante cidadania desde os primeiros dias de vida.
Segundo a responsável técnica do Serviço Social da MNSL, Fátima Andrade, o serviço funciona dentro da própria maternidade, facilitando o acesso das famílias à documentação básica. “No Cartório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, os recém-nascidos já saem com a Certidão de Nascimento, emitida em um posto instalado em área interna da unidade, entre as alas de enfermarias e UTINs, garantindo fácil acesso aos genitores. Além disso, o bebê também pode sair com o RG e o Cartão do SUS”, destacou.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, sem qualquer custo para as famílias. Para a emissão dos documentos, basta que um dos genitores compareça ao cartório, munido da documentação necessária, previamente orientada pelo cartório e pelo Serviço Social. A iniciativa garante cidadania aos recém-nascidos, além de proporcionar segurança, identificação civil e acesso rápido aos serviços de saúde, desde a atenção básica até a alta complexidade, bem como a benefícios sociais.
A técnica de enfermagem Ana Maria dos Santos Pacheco, digitadora no posto de identificação da MNSL, destaca que o serviço percorre todas as alas da maternidade e já chegou a confeccionar até 15 CIN por dia, incluindo documentos de pais e mães. “Muitos pais chegam sem o documento atualizado e isso dificulta até o registro da criança. Aqui, conseguimos emitir a Carteira de Identidade do pai ou da mãe e, em seguida, garantir toda a documentação do bebê, tudo no mesmo lugar”, reforçou.
Para Rony Dias Santos, natural de Estância, a experiência foi marcada pela praticidade. “Fizemos a certidão de nascimento e, agora, a identidade. Tudo foi muito rápido e prático. Minha esposa veio para cá por ser uma maternidade de alto risco, por causa da pressão alta, e tudo fluiu muito bem”, contou.
Já Maico Oliveira, pai do pequeno Samuel Oliveira, destacou a facilidade do serviço integrado. “Minha esposa teve pressão alta durante a gestação e foi encaminhada para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. A equipe veio até a ala, coletou as digitais do nosso bebê e fez todo o cadastro. Saímos com Certidão, Carteira de Identidade, CPF e Cartão do SUS. É muito prático, não precisamos ir a vários lugares com o bebê. Tudo em um só local”, relatou.
O Projeto Carteira de Identidade Nacional Neonatal, lançado no final de outubro, conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Estado da Saúde, Ministério Público e demais instituições envolvidas nas políticas de cidadania e proteção social.
A iniciativa reforça o compromisso da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes com a humanização do atendimento, o acesso aos direitos básicos e a promoção da cidadania desde o nascimento.
Serviço
O cartório da MNSL funciona das 8h às 12h, e das 14h às 17h, enquanto o posto de identificação funciona das 8h às 12h, e das 13h às 16h.



Publicado: 26 de dezembro de 2025, 16:30 | Atualizado: 26 de dezembro de 2025, 16:30