Fundação Parreiras Horta garante tecnologia e cuidado à população em 2025

No Hemose, a entrega da nova estrutura de coleta se tornou um marco do ano e no Lacen, 2025 foi um ano de expansão técnica e impacto direto na vigilância epidemiológica

Ao longo de 2025, a Fundação de Saúde Parreiras Horta, responsável pela gestão do Hemocentro de Sergipe (Hemose), do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e do Serviço de Verificação de Óbitos de Sergipe (SVO), reforçou seu papel vital no sistema de saúde estadual. Com investimentos em infraestrutura, tecnologia e recursos humanos, a FSPH intensificou sua missão de salvar vidas e proteger a saúde de toda a população.  

No Hemocentro de Sergipe, a entrega da nova estrutura de coleta se tornou um marco do ano. Com investimento de R$771,9 mil do Governo do Estado, o espaço ganhou ambientes mais amplos, novas poltronas de coleta e de aférese, além de quatro consultórios, tornando o atendimento mais ágil e acolhedor. 

Para Kelly Souza, que é doadora de sangue há 20 anos, a mudança é sentida na prática. “Fico muito feliz em acompanhar essa nova fase do Hemose. O espaço está moderno, acolhedor e preparado para receber cada doador com mais conforto e segurança. Doar sangue é um gesto simples, mas que salva vidas todos os dias. Espero que mais pessoas conheçam o novo local e se sintam motivadas a fazer parte dessa corrente do bem”, afirmou.

A superintendente Fernanda Kelly Fraga destaca que os avanços implementados no Hemose representam um compromisso direto com quem salva vidas diariamente. “O hemocentro renovou toda a estrutura de doação de sangue com a entrega do novo setor de coleta. Entre os diversos progressos, também ressaltamos a aprovação do Plano Diretor de Sangue, que organiza e fortalece toda a cadeia hemoterápica do estado, garantindo oferta contínua e segurança na distribuição de hemocomponentes às unidades de saúde”, pontuou.

O Hemocentro também conta com um ambulatório de Hematologia de Sergipe que realiza atendimento regular a cerca de 120 usuários cadastrados, portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias hereditárias. Para este acompanhamento, o Hemose disponibiliza uma equipe multiprofissional.

Avanços na Vigilância Laboratorial

No Lacen, 2025 foi um ano de expansão técnica e impacto direto na vigilância epidemiológica. A unidade ampliou os exames de biologia molecular, implantou novos diagnósticos como coqueluche, tuberculose, hanseníase e testes de resistência a microbactérias, e fortaleceu a microbiologia, consolidando o diagnóstico de esporotricose humana e animal.

A entrada em operação do equipamento de automatização de sorologia impulsionou a produtividade e reduziu o tempo de liberação de resultados, beneficiando toda a rede de saúde. A aquisição foi fruto da parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os números mostram a dimensão desse trabalho, mais de 18 mil exames mensais pelo Protege, quase total cobertura de pré-natal (com exceção de dois municípios) e implantação do diagnóstico de raiva animal por PCR, além de ações de campo com ovitrampas que ampliam a sensibilidade da vigilância do Aedes aegypti.

Já no  programa Sergipe é aqui, ação itinerante do Governo de Sergipe,  o Lacen já realizou mais de 57 mil exames, atendendo cerca de 5 mil pessoas somente em 2025.

Para o superintendente Cliomar Alves, os resultados refletem um trabalho integrado e permanente. “O Lacen é uma engrenagem em movimento. Avançamos em 2025 e estamos preparados para ampliar ainda mais nossos diagnósticos e fortalecer a vigilância em saúde do Estado”, ressaltou.

O Lacen realiza investigação de mais de 250 tipos de diagnósticos laboratoriais divididos nas áreas de biologia médica, animal e ambiental. As análises abrangem as doenças de notificação compulsória como HIV/Aids, hepatites virais, dengue, zika e chikungunya, febre amarela, sarampo, rubéola, hanseníase, tuberculose, raiva, leptospirose, dentre outras.

Publicado: 22 de dezembro de 2025, 11:57 | Atualizado: 22 de dezembro de 2025, 11:57